QpQ Resenha | 7 Caixas

"7 Caixas" é made in Paraguai de primeiríssima linha

E de um país que não tem uma forte cultura cinematográfica vem um filme incrível: 7 Caixas. E presta bem atenção, pra não perder a vida nesta jornada em um mercado em Assunção: não são 6, ou 5 – são 7 caixas.

7 Caixas já vai abrindo o jogo logo de cara sobre o que você vai experimentar nos próximos 100 minutos da sua vida. Com um flash de imagens, percorremos o movimentado Mercado 4, que está fervendo com pessoas comprando frutas, animais, roupas e tudo mais que puder ser vendido em uma feira de rua. Entre plaquinhas de preço, botecos escuros e becos sujos, embalados por um radialista falando sobre as altas temperaturas, a câmera nos leva por um rápido passeio e termina apresentando o personagem principal da trama, Victor (Celso Franco), um jovem sonhador que trabalha com seu carrinho na feira, entregando compras e otras cositas más. E olhe, de cara pegamos ele sonhando. Sonhando em ser famoso. Um ator de cinema. Pegamos ele assistindo a um filme e dublando as falas dos personagens.

01-7Caixas

Jovens sonhadores fazem loucuras por seus sonhos, normalmente. E Victor não é diferente. Ele vai se meter em muitas encrencas por um celular com câmera, inclusive garantir que 7 caixas retornem intactas ao seu dono, que promete completar sua nota rasgada de 100 dólares. E ele conta com a ajuda de sua amiga Liz (Lali Gonzales), que de cara parece ser apenas uma inconveniência na vida de Victor, mas acaba se tornando fundamental.

02-7Caixas

Fora o roteiro, que não falha em construir a trama de maneira a te deixar grudado à tela durante todo o filme – o filme até dá uma enrolada momentânea no meio, mas dá pra perdoar –, a câmera é usada com maestria, acompanhando os personagens de perto (a câmera com jeitão de documentário, que estamos bem acostumados a ver em filmes contemporâneos), mas também trazendo cenas de ângulos inusitados e mostrando (ou não) o que se passa na história. E contribuindo e muito com a história. Além disso, a edição é primorosa, rápida e empolgante. E não dá para deixar de mencionar a atuação, ainda mais porque os atores são basicamente principiantes – pelo menos em longas.

03-7Caixas

Por tudo isso e por muitos outros detalhes que você mesmo vai descobrir assistindo ao filme, posso dizer, com segurança, que ele é altamente recomendado a todos que adoram uma boa história, bem trabalhada e finalizada. O que mais você quer de um bom filme?

Nota:

Please follow and like us:
Sobre Melissa Correa
Cinema sempre foi minha maior paixão, sempre fez parte de quem eu sou. Quando criança, eu levantava pra ver filmes de terror de madrugada, escondida. Ficava até três da matina (bendito fuso horário de Los Angeles!!) pra acompanhar o Oscar. E salvava cada centavinho pra ver os filmes no cinema. Hoje também curto viajar, beber café e ler, mas o cinema continua em primeiro lugar na minha vida.