QpQ Resenha | Um Homem Entre Gigantes

Will Smith brilha em "Um Homem Entre Gigantes", na luta idealista de um médico contra a maior instituição esportiva americana

Will Smith estrela Um Homem Entre Gigantes, drama baseado em fatos reais, que conta a história de Dr. Bennet Omalu, médico legista, nascido na Nigéria e que sonhava conquistar reconhecimento na América. Dr. Omalu é sensível com seus pacientes — mesmo eles já estando mortos — é participativo em sua comunidade e altruísta.

concussion_01

Sua vida dá uma guinada ao realizar a autopsia de Mike Webster (David Morse, de Guerra ao Terror), uma celebridade do futebol americano, que vivia em estado de decadência, sofrendo dores não diagnosticadas. Omalu, através da necropsia, investiga como um homem relativamente jovem, aparentemente sadio, possa ter definhado seu cérebro tão precocemente, e aí ele faz uma grande descoberta, que põe em risco NFL, a liga de futebol americano.

concussion_02

“Concussion”, nome original do filme, traduz-se como concussão, mas Um Homem Entre Gigantes ilustra a luta de Davi e Golias na qual está se metendo Omalu. A NFL é uma instituição que faz parte do orgulho nacional americano, cuja influência não pode ser medida apenas pelos passes multimilionários dos seus atletas. A gravidade desta circunstância é ilustrada pelo discurso do seu mentor, interpretado pelo talentoso Albert Brooks (o mafioso de Drive), em um dos pontos altos do filme.

concussion_04

Peter Landesman (JFK, a História Não Contada, de 2013), dirigiu com competência um roteiro que mistura biografia, drama e uma dosezinha de thriller. O elenco ainda é composto por Alec Baldwin e a bela Gugu Mbatha, mas é o protagonista quem brilha. Já na cena de abertura, interpretando um sotaque nigeriano, ao descrever o currículo de Omalu, Smith ganha o público. Sua postura corporal e facial estão alteradas para incorporar o personagem, um sujeito ainda não integrado à cultura americana, bem diferente dos papéis que o consagraram. A dedicação de Smith para com o papel é equivalente à dedicação com que Omalu lutou contra um sistema muito maior que ele.

Um Homem Entre Gigantes é uma bela história que valoriza a ética, mesmo em circunstâncias onde seria mais fácil simplesmente olhar para o outro lado.

Nota:

Please follow and like us:
Sobre Atilio Comper Neto
Publicitário apaixonado por filmes, música e games. Evolução pokémon de um nerd, só troca uma sessão de cinema pra passear com sua cadela no parque. Sempre que pode dá uma escapadinha para Nova Iorque, onde gosta de caminhar a esmo.