QpQ Pipoca Nerd | Capitão América: O Primeiro Vingador

“Capitão América: O Primeiro Vingador” é a peça que faltava no tabuleiro da Marvel antes de “Os Vingadores”

Capitão América: O Primeiro Vingador é o último filme da Marvel Studios antes do grandioso Os Vingadores, mas dentro da cronologia seria o primeiro, pois a sua trama se passa durante a Segunda Guerra Mundial. O engraçado é que, por mais que ele seja deslocado temporalmente dos seus irmãos, ele ainda é responsável por amarrar a trama do que está por vir.

01CapitaoAmericaOPrimeiroVingador

Com todas as peças para o filme Os Vingadores postas na mesa, só faltava introduzir seu “comandante”, por assim dizer. E o filme o faz com maestria. Nos importamos com Steve Rogers, queremos que ele se torne o herói, e ainda nos divertimos no processo com um filme de época cheio de adrenalina e com uma direção de arte que lembra muito os Indiana Jones de Steven Spielberg.

No filme, Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Para tanto, passa a usar uma vestimenta com as cores da bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.

02CapitaoAmericaOPrimeiroVingador

A ambientação do filme na Segunda Guerra Mundial dá ao herói a liberdade que não era vista desde o primeiro Homem de Ferro. Sem a grande necessidade de apresentar agentes da S.H.I.E.L.D., ou mesmo fazer pontas de outros heróis que aparecerão futuramente, o longa centra no seu personagem e aliados. Mas isso não faz o filme deixar de ter referência ao restante do Universo Cinematográfico Marvel, ainda que gaste um pouco de tempo demais no pai do Homem de Ferro (Dominic Cooper, que depois será aproveitado na série Agent Carter, mas falaremos um pouco mais no texto sobre a série).

Outra escolha acertada foi dar o papel de Capitão América a Chris Evans, esquecendo-se que ele tinha interpretado o Tocha Humana nos dois filmes do Quarteto Fantástico da Fox. Ele se encaixa perfeitamente na pele do resoluto herói. Enquanto isso, a química do ator com Hayley Atwell trouxe importância para a personagem e a fez crescer no Universo Cinematográfico da empresa.

Captain America: The First Avenger

Nem mesmo o sentimento antiamericano mundial fez de Capitão América: O Primeiro Vingador um fracasso. Ele consegue desviar do tema e apresentar o herói, finalizando perfeitamente de montar o palco para Os Vingadores.

Nota:

Stan Lee Cameo:

Críticas positivas (Rotten Tomatoes):
rottenCapitaoAmerica

Please follow and like us:
Sobre Felipe Sclengmann
Era praticamente impossí­vel que o cinema não acabasse sendo minha paixão. Cresci no prédio onde um cinema funcionava, criado por um avô e uma avó que se conheceram trabalhando no ramo. Então, tá explicado! Falar sobre cinema é um hobbie, uma paixão, tá no meu sangue! Este é o motivo do Quadro por Quadro existir (além de aplicar os conhecimentos de uma graduação em Sistemas de Informação, a qual detesto) e ele está aí para reunir quem também ama esta arte.