QpQ Pipoca Nerd | As Joias do Infinito do Universo Marvel

O que poderia ser a joia que está faltando aparecer no Universo Cinematográfico Marvel?

As Joias do Infinito são os MacGuffins definitivos dentro do Universo Cinematográfico Marvel. A presença delas tem sido peça central de diversos filmes do estúdio, e a coleta de todas elas por Thanos culminará nos eventos que serão mostrados em 2018, em Vingadores: Guerra Infinita, o terceiro filme-evento que reunirá todos os heróis da Casa das Ideias.

[ALERTA DE SPOILER]
ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS, CASO NÃO TENHA VISTO OS FILMES VOLTE DEPOIS
[ALERTA DE SPOILER]

joiasdoinfinito

Depois de 14 filmes e diversas especulações, há apenas uma das pedras para ser encontrada: a Joia da Alma. Obviamente ela irá aparecer em um dos filmes que levam à Guerra Infinita, mas uma teoria de fãs acredita que esta Joia esteve presente no Universo Cinematográfico Marvel há mais tempo, desde 2011, para ser mais preciso.

Apenas para recapitular rapidamente, aqui vai uma descrição das Joias específicas e suas últimas localizações conhecidas no Universo Cinematográfico Marvel:


Joia do Espaço

Apresentada inicialmente em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e tendo ganhado espaço no primeiro Os Vingadores (2012), a Joia do Espaço é mais conhecida como o Tesseract do Universo Cinematográfico Marvel. Ela pode fornecer acesso instantâneo a qualquer lugar do universo, transportando objetos a qualquer lugar através da realidade. Seu elemento também pode ser usado para criar armamentos avançados.

Última localização: Asgard, depois que Thor a leva quando prende Loki, após os eventos de Os Vingadores.


Joia da Realidade

Thor: O Mundo Sombrio (2013) nos apresentou o Éter, uma espécie de líquido vermelho escuro, viscoso e que parece flutuar no ar. Ele pode ser absorvido por um hospedeiro vivo, concedendo a essa pessoa uma força imensa e capacidades poderosas e ilimitadas. Malekith, o vilão do longa, pretendia usar as habilidades de manipulação da realidade para lançar os nove reinos na escuridão.

Última localização: A Joia foi entregue ao colecionador, na cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio, porém pode ter desaparecido com a explosão de sua coleção durante os eventos de Guardiões da Galáxia (2014).


Joia da Mente

A Joia da Mente estava contida no Cetro, apresentado durante o evento de Os Vingadores, usado por Loki para controlar o Dr. Erik Selvig e o Gavião Arqueiro, para que eles ajudassem em sua invasão à Terra. A Joia tem o poder de subjugar a mente dos outros, obrigando-os à vontade do portador, e também pode projetar a consciência do portador para um plano superior de existência. Em Vingadores: Era de Ultron (2015), o Cetro é recuperado pelos Vingadores, e depois recapturado por Ultron, que quebra o invólucro de proteção e revela Joia da Mente em seu interior.

Última localização: A Joia da Mente encontra-se ligada ao Visão, tendo sido utilizada por Ultron para dar vida ao herói.


Joia do Poder

O Orbe é o nome dado à caixa que protege a Joia do Poder, uma fonte de energia com poder suficiente para destruir um planeta inteiro, como mostrado em Guardiões da Galáxia. A joia estava sendo procurada por Thanos, que encarregou Ronan, o Acusador para resgatá-la no planeta morto de Morag. Porém, Peter Quill, o Senhor das Estrelas, coloca as mãos na joia primeiro e estava pronto para entregá-la ao Colecionador quando o poder destrutivo do objeto acaba destruindo a coleção do personagem.

Última localização: Sabe-se que o objeto está guardado em um cofre da Nova Corps.


Joia do Tempo

A Joia do Tempo, vista como o Olho de Agamotto, em Doutor Estranho (2016), permite ao seu portador o domínio total sobre o passado, o presente e o futuro, e pode ser utilizada como uma espécie de arma, para aprisionar suas vítimas em ciclos do tempo infinitamente.

Última localização: A Jóia permanece guardada em Kamar-Taj sob a supervisão do Doutor Estranho.


Joia da Alma

A Joia da Alma é a única que, teoricamente, ainda não apareceu no Universo Cinematográfico Marvel. Nos quadrinhos, ela dá ao seu portador o poder de roubar, manipular e alterar almas, seja dos vivos ou mesmo dos mortos. Adam Warlock foi o principal guardião desta Joia, mas ele não deve estar presente em Guardiões da Galáxia Vol. 2.

Última localização: Não sabemos, mas é o que falaremos logo abaixo nesta teoria apontada por diversos fãs.


Justin Ryne Short aponta que a Joia da Alma pode estar sendo vista nos cinemas desde o primeiro Thor, lançado em 2011. Ele acredita que a Joia encontra-se com Heimdall, o guardião da Ponte Bifrost, em Asgard.

pedradamente-teoria

Ele especula que a Joia da Mente é o que dá a Heimdall seu poder de visão. Os olhos do personagem são laranja (ou algo muito próximo disso) cor da Joia da Alma, vista durante a explicação dada sobre as Joias do Infinito pelo Colecionador, em Guardiões da Galáxia.

A cor pode ser uma coincidência, mas há mais do que isso para apoiar a Teoria de Short. Em Thor: O Mundo Sombrio, Heimdall diz que ele pode ver todas as almas dos nove reinos, e em Vingadores: Era de Ultron o personagem aparece cego durante uma visão de Thor. A visão de Thor prenunciava os eventos que veremos em Thor: Ragnarok, com estreia prevista para 02 de novembro de 2017.

Mas a cegueira de Heimdall significa que Thanos consegue roubar a Joia de Heimdall? O personagem cego poderia ser apenas uma analogia temática: o cara que vê tudo está cego = tempos ruins estão se aproximando. Mas esta cegueira se encaixa perfeitamente bem na teoria formulada por Short.

heimdall-cego

A teoria formula uma boa base de evidências, mas há alguns fatores que podem desmenti-la. O Éter foi deixado com o Colecionador, em Thor: O Mundo Sombrio, porque segundo Lady Sif e Volstagg, que o entregam para o personagem de Benicio Del Toro, seria muito perigoso manter duas Joias do Infinito em Asgard, que já estava guardando a Joia do Espaço. Em segundo lugar, Thanos deve roubar a Joia da Mente contida no Visão, presumivelmente matando-o no processo. Seria um pouco chato se a situação se repetisse com Heimdall.

Se for para a Joia aparecer antes de Vingadores: Guerra Infinita, as opções estão reduzidas, pois apenas Guardiões da Galáxia Vol. 2, Homem-Aranha, Thor: Ragnarok e Pantera Negra, estreiam antes do filme-evento nos quais as Joias terão grande importância.

Saberemos mais à medida que novas informações forem divulgadas sobre esses filmes. E você, o que acha?


Please follow and like us:
Sobre Felipe Sclengmann
Era praticamente impossí­vel que o cinema não acabasse sendo minha paixão. Cresci no prédio onde um cinema funcionava, criado por um avô e uma avó que se conheceram trabalhando no ramo. Então, tá explicado! Falar sobre cinema é um hobbie, uma paixão, tá no meu sangue! Este é o motivo do Quadro por Quadro existir (além de aplicar os conhecimentos de uma graduação em Sistemas de Informação, a qual detesto) e ele está aí para reunir quem também ama esta arte.