QpQ Resenha | Jonas e o Circo Sem Lona

Uma linda história sobre a vida e os sonhos de uma criança

A simplicidade, o sonho, o amor e o empreendedorismo de um garoto que quer seguir a tradição da família mas sofre a interferência das ordens da mãe é a bela história retratada por Paula Gomes em Jonas e o Circo Sem Lona.

Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

É muito normal que um filho se torne aquilo que os pais desejam ou são, filhos de médicos geralmente seguem a profissão, assim como os advogados e alguns outros exemplos. Jonas quer seguir os passos de sua família, porque é a forma que conhece e ele tem o dom para isso, mas as dificuldades que a vida de circo dão aos seus artistas impedem que a mãe do menino o deixe seguir esse sonho, porque os pais sempre querem o melhor para seus filhos, e assim a mãe de Jonas o obriga a ir à escola e o proíbe de se juntar ao circo do tio.

O documentário mostra a vida desse menino que monta seu espetáculo do inicio ao fim, da concepção do espetáculo, direção de cena, atuação, cobrança de ingresso, propaganda e limpeza da “brincadeira” toda. Lindamente filmado e dirigido por Paula Gomes que se envolve intimamente com a história, desde quando é chamada a atenção da professora de Jonas que fala sobre a realidade da vida escolar do menino que sabiamente atua em frente as câmeras até o pedido com voz de súplica à mãe do artista para que ele integre a trupe do tio.

Entre as cores, maquiagens e “jeitinhos” que só um brasileiro consegue dar, podemos ver a dura realidade de uma mãe querendo o melhor para seu filho, o sonho de uma criança que não se enquadra nos padrões da escola brasileira e sonha em ser artista, porque realmente tem paixão por entreter.

Jonas e o Circo Sem Lona é a dura realidade sobre querer perpetuar a cultura, sobre um mundo capitalista e os perigos que um país tão grande e tão sem condições dá a sua população. É um documentário sobre um menino que não foi e provavelmente jamais será famoso, e ainda questiona: “mas o filme vai acabar assim triste?” fazendo referencia à impossibilidade do menino ser um artista de circo. E nos faz refletir, quando é mesmo que nossos sonhos tem um fim? Acaba quando vamos dormir?

Corre pro cinema e sonha junto com Jonas, esse menino cheio de energia para fazer um sonho dar certo a qualquer custo.

Nota:

Please follow and like us:
Sobre Karen Barbosa
Publicitária, produtora de eventos e com mais de 30 anos de paixão por cinema e televisão. Hoje com uma coleção de DVDs, tickets de cinema e todas as plataformas possíveis para ver um filme, sou feliz assistindo o que amo, gosto e até assisto coisas que não sou fã!