QpQ Resenha | A Gente

O documentário "A Gente" nos coloca na visão de um agente penitenciário

Com a direção de Aly Muritiba, o documentário A Gente, registrado em 2013, nos coloca na visão dos agentes penitenciários, mostrando uma rotina nada simples e com muitos obstáculos, pois não se trata de abrir e fechar portas e acompanhar detentos.

Uma história de convivência com os problemas do sistema prisional no estado do Paraná, onde ninguém jamais chegou informalmente tão perto.

Jéferson Walkiu é um desses agentes, e logo no inicio acompanhamos sua entrada no comando da inspetoria da casa de detenção. É através da visão dele que passeamos por essa divisão e durante sua jornada como inspetor geral também acompanhamos o seu mundo fora do ambiente de trabalho. Sua vida familiar e social, na qual também encara uma jornada como Pastor e conselheiro espiritual na sua comunidade.

A Gente nos apresenta todos os problemas na penitenciaria nos mostrando a carência e as necessidades do local (fica claro a deficiência de verba e também o descaso dentro do presídio). Falta de algemas, água, materiais de insumo, condições de trabalho nada adequadas e falta de pessoal especializado são apenas alguns dos desafios numa cadeia com 900 presos. Lá não existe sequer um médico e vez ou outra os problemas de saúde são resolvidos por uma enfermeira que também não esta presente no dia a dia da população carcerária.

Um ambiente que por natureza já e pesado para trabalhar, mas que quando as condições não são ofertadas fica ainda mais evidente o descaso do governo com o profissional. Desinteresse é a palavra, pois se trata de um ambiente onde não se geram eleitores e consequentemente tudo ao redor deles pode ficar exposto e desprotegido.

Nota:

Please follow and like us: