QpQ Resenha | Por Que Vivemos?

"Por Que Vivemos?" é anime sobre o sentido da vida

Diferente da maioria dos animes, a história de Por Que Vivemos? passa longe da temática de heróis, magia, super poderes, zumbis ou extraterrestres e trata de um assunto muito mais humano do que o esperado.

A trama começa com o camponês Ryoken. Ele leva uma vida amargurada e tem uma implicância pessoal com os monges de sua região, que se aproveitam das pessoas. Porém, depois de um trágico acidente envolvendo sua família, Ryoken entra em contato com os monges que seguem uma linha diferente e pregam o “Budismo Verdadeiro”. É através dos ensinamentos de seu líder, Mestre Rennyo, e dos acontecimentos que marcam a atuação desse grupo, que ele vai encontrar um sentido para sua vida.

Sucesso de bilheteria no Japão, Por Que Vivemos? faz sua estreia internacional no Brasil. Através do estilo anime, a história conta como o Budismo se tornou popular no oriente e ilustra seus principais fundamentos.

Como filme, pode não ser o mais atraente, mesmo que a trama seja bem embasada, pois foi baseada em livro de mesmo nome e teve roteiro adaptado pelo professor de budismo Kentetsu Takamori, e conte com algumas cenas bem emocionantes, mas é válido pelas questões que apresenta e pela reflexão que propõem.

Nota:

Please follow and like us:
Sobre Thais Wansaucheki
Publicitária descendente de ucranianos que além de cinema nunca dispensa um bom Chai. Como curitibana da gema, aproveito os (raros!) dias de sol andando de bicicleta e os dias de frio com livros, HQs e receitas de doces! Sem falar das horas de conversas com amigos que independem do clima. Adoro balões e sou fã e jogadora incansável de Tetris.