QpQ Resenha | Peixonauta – O Filme

“Peixonauta - O Filme” chega aos cinemas no formato 3D e promete animar a criançada

Se você é pai, adulto ou responsável, e deseja saber se o filme do Peixonauta é uma opção interessante para levar as crianças até o cinema, então vou dizer logo que SIM! O filme é uma boa opção. Fique tranquilo, o filme é educativo e vai divertir a molecada. Mas fique atento! Você irá precisar de muita paciência, principalmente com o personagem do macaco (é um humor bastante infantil que pode irritar alguns adultos). Vá preparado!

Agora que você já sabe que está tudo tranquilo para levar os pequenos para o cinema, e deseja saber mais informações a respeito do filme, fique à vontade para acompanhar a resenha.

Bom, para começar devo dizer que minha irritação (adverti sobre o macaco!), se dá por conta da minha idade. Não sou mais uma criança, infelizmente! Mas lembro bem de como era ser uma, principalmente quando eu ia ao cinema ou assistia um filme bacana na TV. Meu primeiro contato com o cinema de animação nacional foi com um filme da Turma da Mônica, o que me fez apaixonar pelos gibis dos personagens. Eu enlouquecia meus pais para comprar os Gibis!

Obviamente que, como criança, eu não entendia o potencial que um filme infantil poderia ter sobre mim. As histórias que vi naquela época ainda estão na minha memória. Mesmo nubladas pelo tempo, elas ainda estão aqui. E é por esse motivo que posso dizer que, pelo menos para mim, filmes infantis podem sim influenciar o seu público alvo.

Hoje, décadas depois, a animação nacional está vivendo o seu florescer. São muitas as novidades e são muitas as opções, e entre elas encontramos Peixonauta. O esquema do show acompanha a tendência atual das animações internacionais, que procuram educar por exemplos, falsas interações e repetição (Dora Aventureira/Go, Diego, Go/Doki). Obviamente a preocupação de exportar o produto para outros países deixou Peixonauta com um formato padrão, que é bastante reconhecido lá fora se for comparado a outros shows infantis. Contudo, essa preocupação se encerra no formato, porque de conteúdo ainda precisamos trabalhar mais!

Como disse, filmes infantis podem influenciar bastante o seu público alvo, as crianças. A história é educativa e aparentemente elaborada. O filme apresenta mistérios e soluções, dando o ritmo para Peixonauta – O Filme. A criançada com certeza irá se divertir e irá aprender muito através dos temas ambientais propostos na trama. Se pensarmos em influencia, então vamos brincar e dizer que teremos futuros biólogos, químicos e cientistas (além de policiais investigativos ou repórteres). Mas a vida não é brincadeira, não!

Não podemos esperar de Peixonauta – O Filme um requinte de roteiro digno da Pixar ou da Disney, que focam mais em mudanças internas do personagem do que em eventos externos. Peixonauta – O Filme desperdiça a oportunidade de ser icônico para se tornar algo comercialmente adequado. Nada de mais, nada de menos. É um filme Ok! Mas esse problema não é somente desse filme em questão, mas sim do cinema de animação e de conteúdo infantil brasileiro. Poucas produções conseguem escapar desse destino e alcançam o brilho.

Mas é melhor estarmos produzindo do que não estarmos. Então, Parabéns! Peixonauta – O Filme tem seus defeitos técnicos, mas a criançada não está nem aí pra isso. Como criança eu daria um notão. Mas não sou criança. Uma pena!

Nota:

Please follow and like us:
Sobre Viní­cius Gratão
Geek de carteirinha, apaixonado por quadrinhos, games, animes e tecnologia. Formado em cinema, amo particularmente os clássicos e os westerns à  italiana. Acredito em tudo, inclusive em Tex Willer.