Em 100 Homens e uma Menina, Deanna Durbin brilha como Patricia Cardwell, uma jovem determinada a ajudar seu pai, John (Adolphe Menjou), e seus amigos músicos desempregados, em meio às dificuldades da Grande Depressão. Quando Patricia tem a ideia de formar uma orquestra com esses talentosos artistas, seu desafio principal se torna convencer o célebre maestro Leopold Stokowski (interpretado por ele mesmo) a liderá-los, na esperança de conseguir um contrato com uma grande emissora de rádio.
A força de Patricia em sua missão e a doçura de Durbin no papel trazem leveza e esperança à trama. Sua personagem transborda otimismo e espírito empreendedor, transformando-se no verdadeiro coração do filme. Em uma das cenas mais memoráveis, ela finalmente consegue, com uma mistura de persistência e charme, que Stokowski ouça a orquestra. Ao interpretarem a “Rapsódia Húngara nº 2” de Liszt, os músicos provam seu talento e conquistam o maestro.
O filme constrói, assim, uma narrativa onde a música não apenas embala a história, mas simboliza a união e a superação das dificuldades. Quando Patricia canta “Brindisi” da ópera La Traviata, de Verdi, é possível sentir a celebração não apenas da vitória da jovem, mas da alegria coletiva daqueles que encontraram uma nova chance.
A direção, que valoriza os momentos musicais, destaca o talento vocal de Durbin e enfatiza o impacto transformador da arte na vida das pessoas. Esses momentos, aliados ao elenco de apoio, fazem de 100 Homens e uma Menina um exemplo marcante do cinema otimista da época.
Durbin carrega o filme com uma energia cativante e uma interpretação carismática, provando ser uma estrela que marcou a era dos musicais na Hollywood dos anos 1930.