10 Filmes de Tom Hanks – o astro que Queria Ser Grande, e conseguiu! - Quadro por Quadro

10 Filmes de Tom Hanks – o astro que Queria Ser Grande, e conseguiu!

09.07.2015 │ 07h30

10 Filmes para comemorar o aniversário do astro

Tom Hanks é um dos atores mais ecléticos do cenário hollywoodiano. O astro já ganhou dois Oscars por seus trabalhos em Filadélfia e Forrest Gump – O Contador de Histórias, mas também já teve diversas indicações nos mais diferentes prêmios da indústria cinematográfica.

Suas atuações mais conhecidas são com os diretores Steven Spielberg e Robert Zemeckis.

Em 2012, os filmes de Hanks totalizavam mais de $4,2 bilhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos, e mais de $8,5 bilhões em todo o mundo, o que faz dele o ator mais bem-sucedido de todos os tempos.

Confira os 10 FILMES que separamos para comemorar, dia 09/07, o aniversário de 59 anos do astro que, ainda em 2015, repetirá sua parceria com Spielberg no suspense Ponte de Espiões:

Splash - Uma Seria em Minha Vida
(Splash)
Direção: Ron Howard
Elenco: Tom Hanks, Daryl Hannah, Eugene Levy e outros
A história começa em 1959 quando um menino tem sua vida salva por uma sereia adolescente. 25 anos depois, a sereia (Daryl Hannah), que se transformou em uma bela mulher loira, resolve pisar em terra seca atrás de Allen Bauer (Hanks). A sereia, que agora anda sobre duas pernas, adota o nome de Madison. Quando Allen e Madison se encontram, se apaixonam, mas um laboratório secreto do governo rapta a jovem para fins de pesquisa. A partir daí Allen pede ajuda a seu irmão, Freddie Bauer (John Candy), para recuperar sua amada. Numa das primeiras vezes, “realizando” sonhos infantis, Tom Hanks mostra que sereias podem ser reais, num romance delicioso e divertido de assistir.
Quero Ser Grande
(Big)
Direção: Penny Marshall
Elenco: Tom Hanks, Elizabeth Perkins, Robert Loggia e outros
Um clássico da infância e figurinha carimbada na sessão da tarde, Quero Ser Grande é a história de Josh, um garoto de 13 anos, que queria ser adulto, principalmente depois de passar por uma grande frustração ao tentar ir em um brinquedo no parque de diversões e não ter altura suficiente (quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra!). Josh vê sua oportunidade em uma máquina dos desejos e faz o fatídico pedido. No dia seguinte, acorda com a aparência de um homem de 20 e tantos anos e, com a ajuda de seu melhor amigo, Billy (Jared Rushton), precisa se ajustar à nova vida. Elizabeth Perkins interpreta a colega de trabalho Susan, que se torna um interesse amoroso. Em uma cena inesquecível, Tom Hanks, junto ao chefe da empresa interpretado por Robert Loggia, toca Chopsticks com os pés no grande piano da loja FAO Schwarz. Todos irão se identificar com essa grande ironia da vida, o desejo de ser adulto quando se é criança.
Filadélfia
(Philadelphia)
Direção: Jonathan Demme
Elenco: Tom Hanks, Denzel Washington, Mary Steenburgen e outros
O filme conta a história de Andrew Beckett (Hanks), um advogado homossexual que trabalha para uma prestigiosa firma em Filadélfia. Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho o fato de que tem AIDS, é demitido. Beckett contrata então Joe Miller, um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal. Filadélfia trata do assunto “homofobia” quando ainda era um grande tabu. Incrivelmente transformado (uma das características de Hanks, emagrecer para seus filmes) e tocante, o filme fala de justiça e do amor! Mais um ponto para a trilha sonora vencedora de Oscar juntamente com Tom Hanks.
Forrest Gump - O Contador de Histórias
(Forrest Gump)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright e outros
Em Forrest Gump – O Contador de Histórias, Tom Hanks inicia sua parceria com Robert Zemeckis, que depois também o dirigiu em Náufrago e O Expresso Polar. O filme retrata quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran (Robin Wright). Desde o lançamento do filme, em 1994, várias interpretações têm sido feitas acerca do simbolismo político do protagonista. Forrest Gump foi indicado a treze Oscars e ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator.
Toy Story - Um Mundo de Aventuras
(Toy Story)
Direção: John Lasseter
Elenco: Frédérique Bel, Tom Hanks, Tim Allen e outros
Toy Story – Um Mundo de Aventuras é um filme que marcou época. Primeiro longa-metragem da Pixar e também o primeiro realizado totalmente por computação gráfica. O filme é um sucesso de público e crítica, tendo sido a maior bilheteria de 1995. Na trama, o aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear (Tim Allen), o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody (Hanks), que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos. O filme já ganhou 2 continuações, alguns curtas derivados. O 4º filme da franquia está sendo preparado no momento, com previsão para ser lançado em 06 de julho de 2017.
(You’ve Got Mail)
Direção: Nora Ephron
Elenco: Tom Hanks, Meg Ryan, Parker Posey e outros
Nessa comédia romântica dirigida por Nora Ephron, Tom Hanks volta a fazer par com Meg Ryan, interpretando inimigos na vida profissional. Ele é Joe Fox, um empresário de família rica que está prestes a abrir uma livraria de grande porte, a Fox Books, ocupando toda uma quadra logo em frente à pequena livraria de Kathleen Kelly, consequentemente ameaçando seu movimento. Embora se odeiem na vida real, Joe e Kathleen encontram conforto em suas respectivas personas virtuais, NY152 e Shopgirl, sem saberem suas verdadeiras identidades. Refilmagem do original chamado A Loja da Esquina, de 1940 (ambos baseados na peça húngara de Miklós László), alguns irão se identificar com o nostálgico discar ao conectar-se à Internet e o recado da caixa de e-mails do provedor AOL quando havia “mensagem para você”. A trilha sonora também é uma delícia, relembrando sucessos dos anos 90 e melodias mais antigas, embalando as cenas em Nova York, mais especificamente o bairro Upper West Side. O elenco coadjuvante inclui Greg Kinnear, Parker Posey e Steve Zahn. E como esquecer de Tom falando “Não chore, Shopgirl” e entoando frases de O Poderoso Chefão em frente ao computador? Imperdível!
À Espera de um Milagre
(The Green Mile)
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse e outros
Baseado no livro de mesmo nome de Stephen King, À Espera de um Milagre é a história de um chefe de guarda da penitenciária de Cold Mountain chamado Paul Edgecomb – vivido por Hanks –, no ano de 1935, no corredor da morte, o Green Mile do título original. Um dos prisioneiros condenados à morte é John Coffey (Michael Clarke Duncan), um homem de porte grande, robusto e negro, condenado pelo estupro e assassinato de duas meninas brancas. Paul, que começa seu relato com uma infecção urinária, interroga John e descobre que ele tem um dom, que pode ser tanto um presente quanto um martírio. Paul conta a história em flashback, impulsionado por um filme de Fred Astaire dançando a música Cheek to cheek. Não podia faltar na nossa lista um filme de tamanho sucesso de público e crítica, com uma história emocionante e extraordinária.
Náufrago
(Cast Away)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Tom Hanks, Helen Hunt, Nick Searcy e outros
Náufrago conta a história de um encarregado da FedEx, Chuck Noland (Hanks), cuja vida é sempre ocupada demais para lidar com os assuntos familiares. Após um acidente com um avião da companhia, acaba isolado em uma ilha, tendo como companhia uma foto da sua mulher e uma bola de vôlei, a qual apelida de Wilson. Por quatro anos, Noland é obrigado a sobreviver e pensar em algum modo de sair da ilha. Quem nunca sonhou viver em uma ilha deserta? Aqui, descobrimos que esse pedido tem que ser feito com muito cuidado! Com uma interpretação muitas vezes silenciosa, todos sonhamos em ter um amigo e queremos saber o que tem dentro da única caixa da Fedex que não foi aberta! O mistério continua!
Prenda-me Se For Capaz
(Catch Me If You Can)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tom Hanks, Christopher Walken e outros
Outro diretor recorrente na filmografia de Tom Hanks é Steven Spielberg. Prenda-me Se For Capaz é mais uma das parcerias do astro com o diretor. A trama acompanha a história de Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio). Ele já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo. James Gandolfini inicialmente interpretaria o personagem de Hanks, mas por sorte e para deleite dos fãs de Hanks, ele teve que desistir devido aos atrasos no início da produção do filme.
O Terminal
(The Terminal)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci e outros
Enquanto Viktor Navorski viajava de avião para a cidade de Nova Iorque, o governo de seu país sofre um golpe e seu passaporte perde a validade, deixando-o preso no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Nos nove meses seguintes é obrigado a viver num terminal em construção. Ele acaba fazendo amizade com os funcionários do terminal e tem um caso amoroso com a comissária de bordo Amelia Warren (Catherine Zeta-Jones), ao mesmo tempo que é vigiado pelo chefe de segurança Frank Dixon (Stanley Tucci), o qual deseja que o “problema Navorski” seja removido do aeroporto. Com sotaque bem construído Tom Hanks atua mexendo com a imaginação de todos que já pensaram estar perdidos ou trancados em algum lugar precisando arrumar meios para sobreviver!

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Os melhores 10 Filmes de terror de 2017
    25.12.2017
  • Leia mais
    No dia da 1ª viagem à lua, 10 Filmes espaciais para ir ao infinito e além
    20.07.2015
  • Leia mais
    No aniversário de J.K. Rowling e Harry Potter, 10 Filmes para uma infância mágica
    31.07.2015
Quadro por Quadro