10 Filmes para comemorar o aniversário de Meryl Streep - Quadro por Quadro

10 Filmes para comemorar o aniversário de Meryl Streep

22.06.2021 │ 14h40

Por mais difícil que seja, escolhemos 10 Filmes para comemorar o aniversário da atriz

Que empreitada difícil… Posso considerar esse o especial de 10 Filmes mais complicado que criei para o Quadro por Quadro. Até pretencioso! Porque vamos lá, escolher 10 Filmes dentro da filmografia de Meryl Streep é uma coisa bastante complicada.

Mas é o aniversário da estrela. E como não podia deixar de ser, aqui vai a nossa homenagem para a lendária atriz. Qual outro filme que não figurou na nossa lista você acrescentaria aqui?

O Diabo Beste Prada
(The Devil Wears Prada)
Direção: David Frankel
Elenco: Anne Hathaway, Meryl Streep, Emily Blunt e outros
Só Meryl Streep pra levar uma indicação ao Oscar por um papel como a Miranda de O Diabo Veste Prada. No filme, Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.
Dúvida
(Doubt)
Direção: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e outros
Meryl Streep como uma freira autoritária em uma escola do Brox? Ta aí uma Meryl com um sotaque incrível e um trabalho de voz sensacional. Primeira parceria da atriz com Amy Adams, o filme se passa em 1964. O carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) tenta acabar com os rígidos costumes da escola St. Nicholas, localizada no Bronx. A diretora do local é a irmã Aloysius Beauvier (Streep), que acredita no poder do medo e da disciplina. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller (Joseph Foster), devido às mudanças políticas da época. Um dia a irmã James (Adams) conta à diretora suas suspeitas sobre o padre Flynn, de que esteja dando atenção demais a Donald. É o suficiente para que a irmã Aloysius inicie uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da escola.
Julie & Julia
(Julie & Julia)
Direção: Nora Ephron
Elenco: Amy Adams, Meryl Streep, Chris Messina e outros
Segunda parceria de Streep com Amy Adams (embora elas não contracenem juntas), a performance de Streep dita muito do ritmo da vida da personagem de Adams. E que delicinha de filme Julie & Julia é (mas não assista com fome!). No longa, Julia Child (Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, em 1968, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.
Entre Dois Amores
(Out of Africa)
Direção: Sydney Pollack
Elenco: Meryl Streep, Robert Redford, Klaus Maria Brandauer e outros
Um dos títulos mais lembrados da carreira da estrela, Entre Dois Amores a fez favorita daquele ano para melhor atriz. O filme se passa no início do século XX. Karen Blixen (Streep), rica dinamarquesa, vai morar em uma fazenda de café no Quênia com Bror Blixen-Finecke (Klaus Maria Brandauer), um barão com quem se casa por conveniência. Karen revela-se como administradora da propriedade e sua vida amorosa ganha mais emoção com a chegada de Denys Finch Hatton (Robert Redford), um aventureiro aristocrata inglês.
A Morte lhe Cai Bem
(Death Becomes Her)
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Meryl Streep, Bruce Willis, Goldie Hawn e outros
Nem só de indicações ao Oscar Meryl Streep vive. E A Morte Lhe Cai Bem é um exmplo de comédia delicinha que soube aproveitar muito bem o talento da atriz. No filme, uma famosa atriz egocêntrica (Streep) rouba de uma aspirante a escritora (Goldie Hawn) o noivo (Bruce Willis), um famoso cirurgião plástico. A noiva rejeitada se torna extremamente complexada e gorda, mas após 14 anos ela lança o livro "Eternamente Jovem" e, na noite de autógrafos, está mais linda do que nunca. Despertando a atenção de todos, principalmente da atriz que, sentindo-se cada dia mais velha, acaba indo se consultar com uma mulher sensual, bela e misteriosa (Isabella Rossellini), que tem uma poção da juventude que proporciona resultados inimagináveis. Ao bebê-la, ela fica jovem outra vez e descobre que sua rival também é cliente da feiticeira. Inicialmente elas começam a brigar pelo médico, mas logo as duas estão preocupadas e, de certa forma, unidas contra um terrível efeito colateral.
Mamma Mia! O Filme
(Mamma Mia!)
Direção: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan e outros
Se tem um filme que Meryl Streep fez para se divertir é Mamma Mia! O Filme. Ela se diverte, solta a voz e dança muito, e no processo a gente se diverte, solta a voz e quase dança na poltrona junto dela. No longa, Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.
Adaptação.
(Adaptation.)
Direção: Spike Jonze
Elenco: Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper e outros
Meryl Streep em um roteiro de Charlie Kaufman e dirigida por Spike Jonze. Preciso dizer porque mais o filme está nessa lista? No filme, Charlie Kaufman (Nicolas Cage) precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief", de Susan Orlean (Streep). O livro conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa autoestima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.
A Dama de Ferro
(The Iron Lady)
Direção: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Richard E. Grant e outros
Último filme, até aqui, que rendeu o Oscar para Streep, A Dama de Ferro é um filme que se sustenta únicamente em sua atuação incrível. Na biografia, antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.
A.I.: Inteligência Artificial
(A.I. Artificial Intelligence)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O'Connor e outros
Meryl Streep não aparece em A.I.: Inteligência Artificial, mas empresta sua voz a uma personagem e tanto e ainda assim faz um trabalho memorável. Na fantasia de ficção científica, na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.
Florence: Quem é Essa Mulher?
(Florence Foster Jenkins)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Meryl Streep, Hugh Grant, Simon Helberg e outros
Dá para dizer que Meryl Streep solta a voz em Florence: Quem é Essa Mulher?. Só não é a melhor voz do mundo. Mas é uma biografia e tanto. No filme, Florence Foster Jenkins (Streep) é uma rica herdeira que persegue obsessivamente uma carreira de cantora de ópera. Aos seus ouvidos, sua voz é linda, mas para todos os outros é absurdamente horrível. O ator St. Clair Bayfield (Hugh Grant), seu companheiro, tenta protegê-la de todas as formas da dura verdade, mas um concerto público coloca toda a farsa em risco.

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    10 Filmes de Tom Hanks – o astro que Queria Ser Grande, e conseguiu!
    09.07.2015
  • Leia mais
    10 Filmes para comemorar o aniversário de Meryl Streep
    22.06.2021
  • Leia mais
    Os Piores 10 Filmes blockbusters de 2017
    23.12.2017
Quadro por Quadro