No aniversário de J.K. Rowling e Harry Potter, 10 Filmes para uma infância mágica | Quadro por Quadro

No aniversário de J.K. Rowling e Harry Potter, 10 Filmes para uma infância mágica

31.07.2015 │ 07h30

Aquela listinha básica para uma infância mágica, comemorando o aniversário de J.K. Rownling e Harry Potter

Varinhas, feitiços, grandes cachorros, bruxas, fadas, armários que levam a outro mundo, fantasmas e um coração num homem de lata visitaram as casas de muitos de nós!

Para homenagear a criadora de Harry Potter, J.K. Rowling que completa 50 anos hoje, fizemos uma lista com filmes que mechem com a imaginação não só das crianças.

Confira nossa lista de 10 FILMES para uma infância mágica!

Qual seu predileto?

O Mágico de Oz
(The Wizard of Oz)
Direção: Victor Fleming
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Jack Haley e outros
O Mágico de Oz é o clássico dos clássicos dos filmes fantásticos. O filme, que permanece atual até hoje, é baseado na série de livros de L. Frank Baum, e foi dirigido por Victor Fleming, de E O Vento Levou. No filme, em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?
Mary Poppins
(Mary Poppins)
Direção: Robert Stevenson
Elenco: Julie Andrews, Dick Van Dyke, David Tomlinson e outros
Mary Poppins é o filme que lançou Julie Andrews (A Noviça Rebelde) ao estrelato. A história é o sonho de todas as crianças e um clássico para adultos também. Londres, 1910. Um banqueiro, George Banks (David Tomlinson), resolve redigir um anúncio pedindo uma babá, após Michael (Matthew Garber) e Jane (Karen Dotrice), seus filhos, mais uma vez sumirem e fazerem Katie Nanna (Elsa Lanchester), a babá, pedir demissão. As crianças também escreveram um anúncio, que difere bastante da babá que George pensa em contratar, tanto que depois de lê-lo o rasga em oito pedaços e joga na lareira, por tê-lo achado fantasioso demais. Porém, os pedaços de papel milagrosamente voam juntos até uma nuvem próxima, onde está uma pessoa muito especial: Mary Poppins (Andrews). No outro dia chegam muitas candidatas para o cargo de babá, mas um vento misterioso as carrega antes de serem entrevistadas. Chega então Mary Poppins, que desce das nuvens até a casa dos Banks, usando um guarda-chuva mágico como pára-quedas. Ela conhece Mr. Banks e concorda em ficar com o trabalho. Michael e Jane ficam fascinados com Mary Poppins, pois ela é exatamente a babá que sempre sonharam.
História Sem Fim
(Die unendliche Geschichte)
Direção: Wolfgang Petersen
Elenco: Barret Oliver, Noah Hathaway, Tami Stronach e outros
A viagem que Bastian Balthazar Bux faz em História Sem Fim permanece presente no imaginário de todos que cresceram na década de 80 e 90 graças ao filme de Wolfgang Petersen. Na trama, Bastian (Barret Oliver) é um garoto que usa sua imaginação como refúgio dos problemas do dia-a-dia, como as provas do colégio, as brigas na escola e a perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que insistem em atormentá-lo, ele entra em uma livraria. Lá o proprietário mostra um antigo livro, chamado A História Sem Fim, o qual classifica como perigoso. O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro emprestado sem ser percebido. A leitura o transporta para o mundo de Fantasia, um lugar que espera desesperadamente a chegada de um herói. A imperatriz local (Tami Stronach) está morrendo e, junto com ela, o mundo em que vive é aos poucos devorado pelo feroz Nada. A única esperança é Atreyu (Noah Hathaway), que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.
Os Fantasmas Se Divertem
(Beetle Juice)
Direção: Tim Burton
Elenco: Michael Keaton, Alec Baldwin, Geena Davis e outros
Em Os Fantasmas Se Divertem, após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle. O filme já é um clássico e introduziu ao mundo o tão lembrado Beetlejuice. Com uma trilha sonora incrível o filme trata o medo de fantasmas de uma forma muito divertida.
Convenção das Bruxas
(The Witches)
Direção: Nicolas Roeg
Elenco: Anjelica Huston, Mai Zetterling, Jasen Fisher e outros
Convenção das Bruxas não poderia dar errado baseado no livro de Roald Dahl (A Fantástica Fábrica de Chocolate) e estrelado por Anjelica Huston (A Família Addams). No filme, após a morte do pai, Luke (Jasen Fisher), 10 anos, é levado por sua avó (Mai Zetterling) para um hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção e que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Descoberto, ele acaba virando um roedor junto com outro garoto, mas não desiste de parar o plano da senhorita Eva Ernst (Huston), a líder da convenção das bruxas.
Abracadabra
(Hocus Pocus)
Direção: Kenny Ortega
Elenco: Bette Midler, Sarah Jessica Parker, Kathy Najimy e outros
Abracadabra era para ter sido um filme lançado direto na TV, mas seu roteiro acabou chamando atenção dentro da Disney, fazendo o filme chegar aos cinemas em 1994. O sucesso foi grande e muitos almejam por uma continuação ainda hoje. Inclusive o elenco que conta com Bette Midler e Sarah Jessica Parker (que fez muito sucesso posteriormente com o seriado Sex and The City). Na trama de Abracadabra, Winnie (Midler), Sarah (Parker) e Mary (Kathy Najimy) são três bruxas do século XVII, que chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados no Dia das Bruxas. Banidas há 300 anos devido à prática de feitiçaria, elas estão dispostas a tudo para garantir sua juventude e imortalidade. Porém precisarão enfrentar três crianças e um gato falante, que podem atrapalhar seus planos.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
(Harry Potter and the Philosopher’s Stone)
Direção: Chris Columbus
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson e outros
Não só por ser o motivo da lista, mas por ser um marco dos filmes “mágicos”, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi e ainda pode ser considerado um fenômeno literário e cinematográfico. Um elenco mirim dando o seu melhor, cercado por um grupo de adultos extremamente competente fazem do filme uma fantasia mágica de primeira. Na trama, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
(The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe)
Direção: Andrew Adamson
Elenco: Georgie Henley, Skandar Keynes, Anna Popplewell e outros
As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é a primeira adaptação da série de C.S. Lewis e, pelo menos até aqui, ainda é a melhor. A grandiosidade do filme é perceptível nos efeitos e cenários que foram escolhidos a dedo pós o sucesso de O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Na trama, Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.
Nanny McPhee - A Babá Encantada
(Nanny McPhee)
Direção: Kirk Jones
Elenco: Emma Thompson, Colin Firth, Angela Lansbury e outros
Emma Thompson adaptou o roteiro de Nanny McPhee – A Babá Encantada com um belo grau de inocência e magia e por isso faz o filme figurar nesta lista. Sua interpretação, além disto, é cativante e te faz apaixonar-se pela feia babá do título. No filme, Cedric Brown (Colin Firth) tem 7 filhos: Simon (Thomas Sangster), Tora (Eliza Bennett), Eric (Raphael Coleman), Lily (Jennifer Rae Daykin), Christianna (Holly Gibbs) e a bebê Aggy, que podem ser consideradas as crianças mais malcriadas do planeta. A mãe deles morreu há um ano e a tia Adelaide (Angela Lansbury), que ajuda Cedric complementando seu salário na funerária em que trabalha, ameaça cortar a pensão caso ele não se case dentro de um mês. Cedric não quer contar a verdade aos filhos, pois teme que caso se afunde em dívidas perca a guarda deles e não quer deixá-los preocupados. Porém, quando eles descobrem que em breve terão uma madrasta, pioram ainda mais de comportamento como protesto por achar que o pai não gosta mais deles. Após forçarem o pedido de demissão da 17ª babá, Cedric mais uma vez ouve a sugestão de que contrate a babá McPhee (Thompson). O problema é que ele não tem a menor idéia de como encontrá-la. Até que, numa noite qualquer, ela de repente surge à porta da casa. Após aceitar o emprego, a babá McPhee fica decidida a pôr os garotos na linha, fazendo com que eles provem um pouco do seu próprio remédio.
Stardust - O Mistério da Estrela
(Stardust)
Direção: Kirk Jones
Elenco: Charlie Cox, Claire Danes, Robert De Niro e outros
O diretor Matthew Vaughn (que posteriormente realizou Kick-Ass - Quebrando Tudo) faz uma bela fantasia mágica em Stardust – O Mistério da Estrela. No filme, o jovem Tristan (Charlie Cox, que agora é mais conhecido como o Demolidor da Netflix) tenta conquistar o amor da bela e fria Victoria (Sienna Miller) indo em busca de uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa, além dos muros da cidade. Porém Tristan não é o único atrás da estrela cadente. Os quatro filhos do rei de Stormhold (Peter O’Toole) e os espíritos de seus três filhos já falecidos também estão atrás dela, assim como a feiticeira Lamia (Michelle Pfeiffer), que deseja usá-la para recuperar a juventude. Para enfrentar todos estes concorrentes Tristan precisará ganhar o amor da estrela, que se transformou em uma garota chamada Yvaine (Claire Danes).

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Sandra Bullock: 10 Filmes da eterna Miss Simpatia
    26.07.2015
  • Leia mais
    Os 10 Filmes blockbusters mais aguardados de 2018
    30.12.2017
  • Leia mais
    Os melhores 10 Filmes blockbusters de 2017
    27.12.2017
Quadro por Quadro