No dia da 1ª viagem à lua, 10 Filmes espaciais para ir ao infinito e além - Quadro por Quadro

No dia da 1ª viagem à lua, 10 Filmes espaciais para ir ao infinito e além

20.07.2015 │ 07h21

10 Filmes para viajar no espaço sideral

20 de julho marca o aniversário da primeira viagem à lua, que ocorreu em 1969, mesmo que teorias digam que tudo não passou de uma conspiração americana para cumprir o objetivo proposto, em 1961, pelo presidente John Kennedy, de que os EUA fariam uma viagem tripulada à Lua antes do fim da década de 1960.

A cara e cuidadosa farsa teria sido preparada e realizada num estúdio no estado de Nevada, sob a direção de ninguém menos que Stanley Kubrick, o realizador de 2001 – Uma Odisseia no Espaço.

Teorias conspiratórias à parte, separamos 10 FILMES especiais para ir ao infinito e além, onde nenhum outro homem jamais foi.

2001 - Uma Odisseia no Espaço
(2001: A Space Odyssey)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester e outros
2001 – Uma Odisseia no Espaço, a viagem filosófica/espacial de Stanley Kubrick, é o clássico dos clássicos quando o assunto é filmes de ficção científica. Suas imagens foram belamente registradas no formato 70mm (o dobro do tamanho normal das películas). No filme, desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança
(Star Wars: Episode IV – A New Hope)
Direção: George Lucas
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher e outros
Há um tempinho atrás, em 1977, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (que inicialmente se chamava Guerra nas Estrelas, no Brasil), e se passa em uma galáxia muito distante, foi uma das maiores bilheterias de todos os tempos e deu origem a uma base de fãs aficionados por todo o globo. No filme, a galáxia é dominada pelo Império Galáctico e seu alto oficial, Darth Vader, que exterminou os Jedi e acabou com a República Galáctica, há 19 anos. Há, porém, a Aliança Rebelde, que continua lutando para retomar o governo de outrora. Após roubar planos do Império, a senadora Princesa Leia (Carrie Fisher), parte da resistência, é presa, mas consegue transmitir uma mensagem com os planos por meio do androide R2-D2, que escapa juntamente com C-3PO (Anthony Daniels) para o planeta Tatooine, em busca de Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), o destinatário da mensagem. Lá, eles encontram Luke Skywalker (Mark Hamill), filho de um guerreiro Jedi e que tem a Força, poder dos Jedi, dentro de si. Treinado por Obi-wan, Luke representa Uma Nova Esperança, com uma grande ajuda de Chewbacca (Peter Mayhew), Han Solo (Harrison Ford) e sua Millenium Falcon.
O Vingador do Futuro
(Total Recall)
Direção: Paul Verhoeven
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone e outros
O Vingador do Futuro, do excelente Paul Verhoeven, não poderia ficar de fora com todas as suas esquisitices marcianas. O filme se passa em 2084. Nele, Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte.
O Quinto Elemento
(The Fifth Element)
Direção: Luc Besson
Elenco: Bruce Willis, Gary Oldman, Ian Holm e outros
Filme idealizado pelo francês Luc Besson, O Quinto Elemento é uma ficção científica sobre um futuro situado por volta do século XXIII. Korben Dallas (Bruce Willis) é um motorista de táxi, ex-major nas forças especiais, em um tráfego aéreo visualmente incrível quando uma moça ruiva, Leeloo (Milla Jovovich), vestida com apenas umas tiras brancas cobrindo as áreas principais do seu corpo, cai em seu táxi e, levando-a para o padre Cornélio (Ian Holm), descobre que ela é a chave para derrotar um grande mal que aparece a cada 5 mil anos. Esse mal, é a grande bola de fogo ameaçando a Terra, mas eles ainda precisam achar os outros quatro elementos a tempo de evitar uma grande catástrofe. Esse filme relembra os tempos de astro de ação de Willis e até recentemente foi a maior bilheteria francesa.
Wall-E
(Wall-E)
Direção: Andrew Stanton
Elenco: Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin e outros
Wall-E, animação da Pixar, está nesta lista por ser um dos filmes mais tocantes e emblemáticos do estúdio. Nele, por quase metade do tempo, ouvimos apenas bipes e múrmurios do robôzinho do título e mesmo assim, somos tragados para essa história cheia de um pano de fundo bastante terreno e, em parte, assustador. Na trama, após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave que vaga a esmo pelo Universo. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.
Star Trek
(Star Trek)
Direção: J.J. Abrams
Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Eric Bana e outros
Star Trek, o reboot da franquia, por J.J.Abrams, merece figurar nesta lista pelo simples fato de que respeita os 10 filmes anteriores da franquia e ainda dá um jeito de reiniciá-la sem deixar de lado tudo que aconteceu anteriormente. No filme, James Tiberious Kirk (Chris Pine) é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai (uma participação especial de Chris Hemsworth, um pouco antes de se tornar o Thor). Certo dia, recebe convite para fazer parte da formação de novos cadetes para a Frota Estelar. Uma vez lá conhece Spock (Zachary Quinto), um vulcano que optou por deixar seu planeta porque é metade humano e discordava do preconceito. Durante o treinamento, e também na primeira missão, os dois vivenciam novas experiências provocadas por seus estilos diametralmente opostos. Assim, Spock, o cerebral, e Kirk, o passional, viverão uma grande aventura ao lado de outros tradicionais integrantes da tripulação da U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave espacial de sua época.
Lunar
(Moon)
Direção: Duncan Jones
Elenco: Sam Rockwell, Kevin Spacey, Kaya Scodelario e outros
O suspense/ficção científica, Lunar, de Duncan Jones, é um dos melhores filmes do gênero, com um elenco que conta apenas com Sam Rockwell e um computador dublado por Kevin Spacey em boa parte do filme, é impossível não se segurar na cadeira enquanto tenta-se desvendar o que está acontecendo nessa missão espacial. No filme, Sam Bell (Rockwell) é um astronauta que cumpre uma missão de três anos na Lua, em uma base instalada pela Lunar Industries. Sua função é extrair do solo e enviar regularmente à Terra uma substância que ajuda a renovar a energia do planeta. Sam tem apenas a companhia do computador GERTY (Spacey) e está ansioso para completar o trabalho, o que ocorrerá dentro de duas semanas, quando um novo funcionário virá substituí-lo. Só que, repentinamente, Sam começa a delirar e sofre um acidente. A partir de então ele encontra um clone seu dentro da estação lunar.
Avatar
(Avatar)
Direção: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver e outros
Avatar, não só por ser a maior bilheteria de todos os tempos, mas por sua crítica ao poderio guerreiro norte-americano, e os efeitos especiais de ponta, já faz parte de qualquer lista espacial. No filme, Jake Sully (Sam Worthington) é um soldado paraplégico. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na’Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na’Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na’Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na’Vi que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.
Gravidade
(Gravity)
Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris e outros
Gravidade é essencial em qualquer lista espacial pós seu lançamento. O filme, segundo estudos, é o que melhor retratou os comportamentos humanos no espaço e seus efeitos, em 3D, te colocam desesperadamente acompanhando Sandra Bullock nessa “trajédia” interestelar. No filme, Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar uma forma de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.
Interestelar
(Interstellar)
Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine e outros
Interestelar é a história de uma realidade futura onde pragas nas colheitas ocasionaram uma regressão da sociedade moderna para uma economia agrária. Cooper (Matthew McConaughey), um ex-piloto da NASA, agora cuida de sua fazenda e seus dois filhos. Murphy (Mackenzie Foy, aos 10 anos e Jessica Chastain, quando mais velha) conta ao pai que há algum fantasma em seu quarto, mas juntos eles descobrem que era um sinal enviado por alguma forma de inteligência não identificada transmitindo códigos que os levam a uma base secreta da NASA, que está trabalhando em uma missão rumo a um buraco de minhoca próximo a Saturno, que pode ser a chance de sobrevivência da humanidade. Cooper é recrutado para pilotar a nave espacial da missão. Não podia faltar na lista esse ambicioso projeto dirigido por Christopher Nolan (da trilogia Batman), que mistura ficção científica com drama pessoal, ao estilo de Contato, também com o senhor McConaissance, McConaughey.

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Os 10 Filmes de terror mais aguardados de 2018
    26.12.2017
  • Leia mais
    Os Piores 10 Filmes blockbusters de 2017
    23.12.2017
  • Leia mais
    10 Filmes para comemorar o aniversário de Tom Cruise
    03.07.2015
Quadro por Quadro