3% – 1ª Temporada

26.11.2016 │ 19:55

26.11.2016 │ 19:55

Numa época de grande sucesso de produções como as franquias Divergente, Jogos Vorazes e Maze Runner, a estreia da primeira série brasileira da Netflix também trata de assuntos de sobrevivência, escolha e desigualdade. 3%, criada por Pedro Aguilera, é um processo que seleciona essa parte da população mais precária para morar no Maralto, um paraíso onde só pessoas capazes são escolhidas para habitar. Ambientada num período incerto de um futuro pós-apocalíptico e misterioso, a série mistura tantas referências que perde a sensação do inesperado e se confunde até com The 100 ou Lost.
3_101_unit_01739r
Cada um dos 8 episódios trata de uma das provas dos candidatos e além das injustiças do Processo que tortura e manipula cada um deles para a purificação, também há a resistência, chamada de Causa. Pessoas que se infiltram no Processo para derrotá-los. Esse pano de fundo é o menos interessante do roteiro que só ganha peso quando desenvolve e trabalha seus personagens. Usando o artifício dos flashbacks, cada um dos participantes tem um passado que os persegue e surgem a tona em meio das provas e testes. Joana (Vaneza Oliveira) e Fernando (Michel Gomes) são os que ganham maior destaque nesse sentido e junto de Rafael (Rodolfo Valente), são os que movimentam a trama num bom jogo de relacionamento que envolve desconfiança e união.
o-netflix-facebook
A trama ganha força em suas revelações que são guardadas até o último episódio e pode ser que até lá não consiga prender o expectador que é obrigado a ver uma câmera na mão que se movimenta sem sincronia com o tom das cenas e dos diálogos, uma demonstração de pouco esforço técnico que não contribuiu para a história que na teoria ou como livro, construiria uma imagem mais clara de tudo. Assim como as locações que parecem improvisadas e a tecnologia dos visores muito aquém de todo o conceito do Maralto. Por fim toda a história persiste na tecla do merecimento e acusa que o mal da sociedade é o pecado original e vislumbra a construção de uma comunidade superior através do desapego do passado e dos que ficam para trás.
528f39bd3095043d5bacf9893400430d
Por sorte a série conta com bons atores veteranos e novos rostos que fazem um milagre na construção desse universo difícil de acreditar. Mesmo com pontos positivos, 3% ainda não consegue atingir um nível de febre como Sense8 ou Narcos, mas tenta de toda forma ser uma ficção convicta de um futuro como um jogo de fases de video game com inúmeras possibilidades para dar continuidade ao programa, mas por pecar no básico é difícil imaginar uma continuidade.
Nota:

[wpdevart_youtube]LR5vVv2RDLw[/wpdevart_youtube]

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Minari - Em Busca da Felicidade
    01.04.2021
  • Leia mais
    Cinco Graças
    14.01.2016
  • Leia mais
    Um Momento Pode Mudar Tudo
    02.04.2015
Quadro por Quadro