A Menina Silenciosa

Onde assistir
"A Menina Silenciosa": Descobertas e encantos em uma jornada na Irlanda de 1981

Você já ouviu uma expressão que de “só muda de endereço”? Prepare-se para assistir A Menina Silenciosa, um filme que mostrar como é possível reproduzir uma história com cores e movimento que encena essa afirmação.

A menina Cáit (Catherine Clinch), uma das filhas de uma grande família que aguarda a chegada de novos integrantes, de repente se vê morando na casa de parentes distantes. O que no começo é confuso e estranho para ela, que esta longe da família que não consegue sustentar todos os filhos, acaba se tornando a possibilidade de viver algo que não seria possível de outra forma, e isso inclui ser notada e amada de outra forma. Nesse novo lar, junto com o casal Seán (Andrew Bennett) e Eibhlín (Carrie Crowley) ela vai descobrir grandes diferenças, mas também pequenas semelhanças com sua antiga vida que vão mudá-la para sempre.

Com direção e roteiro de Colm Bairéad, essa linda e singela história contada na Irlanda de 1981, adaptada do livro “Foster”, segue aquela fórmula do sucesso imbatível ao retratar a vida como ela é: cheia de descobertas, sempre algo inesperado, pessoas que vêm para ficar e outras que estão de passagem. As dificuldades são retratadas quase com a mesma medida que todas as coisas boas, e é isso que faz esse, e qualquer filme que ouse o mesmo tanto, nos arrebatar, mesmo que por algumas horas apenas, a um lugar que nos parece familiar, como um álbum de fotos, ou a lembrança de uma viagem em família.

FOTO 2

É claro que a direção, a fotografia e a edição do filme tem um papel importane em como a narrativa é contada, sendo que o fato de o filme todo ser falado em gaélico já algo a mais, que mostra como o que iremos assistir, logo nos primeiros minutos, é uma obra diferente.

Vale a pena assistir para, junto com a protagonista, desvendarmos segredos guardados a mais tempo do que deveriam.

Você também pode gostar...