A Primeira Profecia

Onde assistir
Desvendando o mal: "A Primeira Profecia", a prequela aterradora de "A Profecia"

O filme A Primeira Profecia serve como prequela ao clássico A Profecia de 1976. Dirigido por Arkasha Stevenson, o longa explora a origem do Anticristo, Damien Thorn, e sua ligação com a Igreja Católica.

A trama segue Margaret (Nell Tiger Free), uma jovem noviça enviada ao Vaticano para investigar a morte misteriosa de um padre. Lá, ela se depara com uma profecia que anuncia a chegada do Anticristo e se envolve em uma conspiração que ameaça a Igreja.

A bela Nell Tiger Free (Margaret) e nossa brasileiríssima Sônia Braga (Madre Gabriella) entregam performances fortes e convincentes.

O filme apresenta cenas genuinamente assustadoras e perturbadoras, utilizando elementos de body horror e horror psicológico. A história é bem desenvolvida e prende a atenção do espectador, com reviravoltas inesperadas e momentos de muito suspense, com direito a “AVE SATANI”. A trilha sonora se encaixa perfeitamente com a atmosfera.

A diretora Arkasha Stevenson demonstra enorme talento e controle na construção da atmosfera e do ritmo do filme.

No entanto, algumas cenas podem ser consideradas excessivamente brutais e perturbadoras para alguns espectadores. O ritmo do filme oscila em alguns momentos, com algumas cenas se arrastando mais do que o necessário.

O roteiro segue a fórmula tradicional de filmes de terror, sem apresentar elementos inovadores, porém o longa é inteirado de muito bom gosto cinematográfico. A fotografia e a direção de câmera são lindas. O 1º ato do filme é fenomenal, o 2º perde no ritmo e em alguns clichês, já o 3º ato é ótimo também. Duas cenas são no mínimo atemporais para o gênero.

Indiscutivelmente, o filme apresenta uma visão crítica da Igreja Católica, expondo hipocrisia e corrupção dentro da instituição. A história levanta questões sobre fé, destino e o livre arbítrio.

Concluindo, A Primeira Profecia é um filme de terror competente que entretém e assusta, mas não chega a ser totalmente inovador. As atuações, o terror e a direção e fotografia são os pontos fortes do filme, enquanto a falta de originalidade e inovação podem ser considerados pontos fracos. Se você procura um filme de terror assustador, com boas atuações, bons jumpscares, bom terror psicológico e curte filmes como Suspiria e O Bebê de Rosemary, com certeza A Primeira Profecia é uma boa opção. No entanto, se você é sensível a violência e não gosta de filmes perturbadores e com temas satânicos e demoníacos, este longa pode não ser para você.

Aguardem que o Damien vem aí na sequência…

Você também pode gostar...