Nessa nova adaptação do livro “Lady Susan”, o filme “Amor & Amizade” mostra como o futuro de uma mãe e sua filha está em jogo.
Depois da morte de seu marido, não restam muitas alternativas para a viúva Lady Susan Vernon (Kate Beckinsale), ou para sua filha Frederica (Morfydd Clarck). Sem dinheiro ou outras perspectivas, ela decide se hospedar com seu irmão por um tempo, enquanto a filha continua seus estudos. Lady Susan se mostra determinada a mudar o destino das duas quando se lança em uma busca por candidatos que possam desposar tanto ela quanto Frederica.
Apesar dos romances ganharem outro status quando Jane Austen está por trás das tramas, o caso de “Amor e Amizade” pode ser uma exceção. O cenário que permeia grande parte das obras da escritora permaneceu intacto: uma mulher como protagonista que precisa lidar com as adversidades impostas a ela encontrando alguém para se casar. Diferente de outros longas, nesse o foco recaiu quase que exclusivamente sobre os diálogos entre os personagens, sem sobra de espaço para destacar as emoções de cada um ou contextualizá-las com o cenário da década de 1790. Mesmo assim, é divertido ver como Lady Susan conduz com astúcia suas artimanhas e o final tem uma pequena reviravolta.
Falando das atrizes, para muitas delas esse é um ambiente familiar de filmagem. A dupla protagonista desta trama, já esteve cada uma em outra adaptação de Austen. Enquanto Beckinsale protagonizou “Emma” (1996), Clarck interpretou Georgiana (a irmã de Mr. Darcy) em “Orgulho, Preconceito e Zumbis”. Filmado na Irlanda, “Amor e Amizade” chega como uma boa pedida para os fãs das adaptações.