Cão Danado

Onde assistir
“Cão Danado”: Uma história intensa de dois amigos que experimentam o amadurecimento, o amor e a solidão em uma pequena vila do sul da França

Aqui vão algumas informações rápidas sobre o filme:

  1. O filme é uma comédia dramática com ares de faroeste filmada no sul da França.
  2. Foi dirigido por Jean-Baptiste Duran.
  3. Chien de la Chasse foi traduzido como Cão Danado no Brasil e “Junkyard Dog” nos Estados Unidos.
  4. O filme é um “bromance” francês.
  5. Raphaël Quenard foi amplamente elogiado pela sua atuação como Mirales.
  6. O longa foi um dos selecionados para o My French Film Festival de 2024.

QUAL A HISTÓRIA DE “CHIEN DE LA CASSE”? CONFIRA AQUI A SINOPSE OFICIAL

Em uma pacata vila do sul da França, Dog e Mirales compartilham uma amizade de infância. O passatempo favorito de Dog é incomodar Mirales. No entanto, a rotina monótona dos jovens ganha cores inesperadas com a chegada da encantadora Elsa. Um romance logo se desenvolve entre Elsa e Dog. Enquanto o ciúme consome Mirales, a distância que se abre entre os dois amigos permitirá que cada um cresça e se defina como homens.

UMA HISTÓRIA DE DOIS AMIGOS, MAS QUEM BRILHOU FOI SÓ UM DELES!

É inevitável não elogiar Raphaël Quenard (Mirales). Posso dizer que ele carregou o filme sozinho nas costas. Sua atuação foi visceral e verdadeira. Na França, afirmam que esse foi o seu melhor papel até agora. O carisma de Quenard é poderoso, e ele consegue entregar tensão psicológica na complexa relação entre os dois amigos. Cão Danado é intenso e ao mesmo tempo sensível. A admiração de Mirales para Dog flerta com a homoafetividade, por vezes reprimida.

O longa possui personagens complexos e explora em um relacionamento ao mesmo tempo bonito quanto tóxico. E um hino à amizade que é desafiado pela chegada de uma garota. Mirales e Dog testarão sua amizade enquanto tentam entender quem são.

O INTERIOR DA FRANÇA COM TONS DE SOLIDÃO

É preciso ter vivido em pequenas cidades, como a vila mostrada no filme para entender a sensação de prisão que permeiam seus habitantes. A vila molda a vida dos personagens. Todos sabemos que a arquitetura e os lugares moldam as pessoas que vivem em determinado local. Isso é o que as molda. De certa forma, Dog e Mirales são fruto do seu meio, e a vila é uma representação visual de suas frustrações. O que chama a atenção é que ela é algo totalmente diferente do que se costuma mostra no cinema francês.

VALE A PENA ASSISTIR?

Raphaël Quenard deu o equilíbrio perfeito ao seu personagem, que é ao mesmo tempo hilário, magnético, sensível e bruto. Entretanto, algumas pessoas podem se irritar com o comportamento de Mirales, o achando chato ou infantil. Então essa experiência pode variar de um “odiei o filme” a “amei o filme”. O bom é que não tem meio termo. Eu gostei bastante.

Cão Danado aborda muitos temas diferentes: masculinidade tóxica, amizades instáveis, rejeição e aceitação de sentimentos, pobreza, tráfico, homossexualidade, abandono e raiva. Tudo isso sem força discursos. O filme mostra um outro lado do sul da França. É sincero e verdadeiro. Recomendo!

Você também pode gostar...