De Volta a Córsega

Onde assistir
“De Volta à Córsega” é um filme sobre libertação, preconceitos e amadurecimento

Quer ver o filme, mas está em dúvida? Aqui vão algumas informações rápidas para VOCÊ:

  1. O longa é um drama francês com lindas paisagens mediterrâneas.
  2. Foi dirigido por uma mulher, Catherine Corsini, conhecida por suas narrativas de gênero.
  3. De Volta à Córsega foi selecionado para o festival de Cannes de 2023.
  4. É indicado para quem gosta de segredos familiares e gênero “coming of age”.
  5. O filme toca em assuntos como imigração, preconceito racial e lesbianismo.
  6. São 110 minutos que passam voando!

CONFIRA A SINOPSE OFICIAL “DE VOLTA À CORSEGA”

Khédidja trabalha para uma rica família parisiense que a leva para cuidar de seus filhos durante um verão na Córsega. É uma oportunidade para ela voltar com suas próprias filhas adolescentes, Jessica e Farah, para a ilha que deixaram quinze anos atrás em circunstâncias trágicas. Enquanto Khédidja luta com suas lembranças, as duas garotas se entregam a todas as tentações do verão: encontros inesperados, aventuras e o primeiro amor. Tudo vai bem, até que surgem perguntas sobre o passado distante na ilha, levando as garotas a questionarem a versão da mãe sobre sua verdadeira história familiar.

UM LONGA DELICADO QUE TE FARÁ REFLETIR SOBRE NOSSA CULTURA E SOCIEDADE

Para quem já viu o filme brasileiro Que Horas Ela Volta?, de 2015, vai encontrar alguma semelhança com a personagem principal, Khédidja: uma mãe que passa mais tempo criando os filhos dos outros do que os próprios. Khédidja e suas filhas são pretas com a pele retinta, vivendo em uma sociedade burguesa e branca. O preconceito é bastante discutido durante todo o filme através de cenas pesadas e outras mais suaves. A diretora, Catherine Corsini, soube explorar muito bem esse assunto, e mostra como diferentes gerações lidam com esse tema.

O “COMING OF AGE” ENRIQUECE A HISTÓRIA DAS PERSONAGENS PRINCIPAIS

De forma geral, todo filme explora o amadurecimento dos seus personagens. Enfrentando problemas e situações complicadas, eles começam de um jeito e terminam de outro. Mas existe um gênero cinematográfico que faz isso melhor, o “coming of age”, que em bom português pode ser traduzido para algo como “a chegada da maturidade”. Em De Volta à Córsega, as duas personagens adolescentes experimentam situações únicas e delicadas, que provocam uma ruptura em suas histórias pessoais.

De forma geral o longa é uma surpresa cheia de narrativas interessantes. É simples e ao mesmo tempo profundo. Uma daquelas experiências em que não percebemos o tempo passando. E é disso que gostamos quando vemos um filme, não é mesmo?

Você também pode gostar...