Deixar a Noite aborda um tema sério e tenso, um que sempre faz você ficar refletindo sobre ele, mas aqui foi abordado de uma forma lenta e cansativa, infelizmente.
A história é interessante e como falei o tema é sempre tenso e gera muita revolta e reflexão, mas o desenvolvimento do filme foi lento e acabou faltando tensão, não nas cenas do que aconteceu, essas não são necessárias, sempre acho errado ficar mostrando porque todo mundo sabe o que aconteceu. Mas após tudo ter acontecido, com a polícia, no julgamento, tudo foi tão lento e cansativo que o filme acabou se perdendo um pouco, pelo menos para o meu gosto.
As atuações foram boas no geral, mas os personagens foram bem superficiais e como o desenvolvimento foi bem irregular algumas coisas só foram acontecendo e você ficava ali pensando “ué”, aí depois descobre que já passou um determinado tempo.
Mesmo sendo lento e cansativo, por causa do tema não tem jeito, como falei. É sempre revoltante e faz você ficar pensando em várias coisas, mas uma delas nunca muda: até quando? Até quando homens vão ficar fazendo isso com a certeza da impunidade?
Será que um dia os homens vão entender que não é não? E que as pessoas mudam de ideia, a pessoa pode querer algo agora e no momento que começar a rolar ela pode sim mudar de ideia e o motivo é algo dela e ela fala se quiser ou não, a você cabe ouvir o “para” ou o “não, e PARAR. Eu sempre fico revoltado com esse assunto porque sempre dão um jeito de colocar a culpa na vítima e os homens usam sempre as mesmas desculpas.
Tá vendo só, o tema é tenso, é revoltante e mesmo eu não tendo gostado do filme por ter achado lento demais e com algumas cenas meio perdidas e longas demais, ele cumpriu o objetivo dele, me deixar com raiva por saber que isso continua acontecendo.
Quanto ao filme pode ser que o problema seja eu porque gosto de filmes mais dinâmicos, tensos e o fato de ser francês me fez esperar outra coisa, quem sabe você aí que está lendo gosta mais do que eu gostei. Não é um filme ruim, só não é meu estilo.