Duna

Onde assistir
"Duna": Desbravando o deserto de Arrakis em uma jornada épica

A adaptação de Duna para as telas apresenta uma série de méritos: a habilidade do roteiro em condensar o complexo e denso romance de Frank Herbert sem esvaziá-lo, o escopo épico e o espetáculo da experiência. A visão do diretor Denis Villeneuve está presente em cada quadro. O filme, mesmo sendo adaptado do clássico da ficção científica, ecoa desde o misticismo islâmico até o Rei Arthur e Lawrence da Arábia. Em certos momentos, alcança a atmosfera de Star Wars (George Lucas credita o romance como uma de suas inspirações) e O Senhor dos Anéis.

Como introdução e início de uma jornada mais ampla, Duna é espetacular. Supera consideravelmente a adaptação fracassada de David Lynch em 1984 ao estabelecer o universo e os personagens que o habitam. Notavelmente, a política é mais clara, sem sobrecarregar a história como ocorreu no filme anterior. Efeitos especiais de primeira linha dão vida ao mundo de Arrakis/Duna de uma forma nunca antes possível. Este é, sem dúvida, um espetáculo para ser visto nos cinemas, ganhando escopo e imersão quando exibido numa sala escura. Apesar de algumas questões com a mixagem de som, influenciada pela técnica de Christopher Nolan de ocasionalmente tornar o diálogo indecifrável, a trilha sonora grandiosa de Hans Zimmer, por vezes alta demais, pode ter sido algo específico do local onde assisti ao filme.

Aqueles familiarizados com o livro de Herbert, que se estabeleceu como um dos grandes clássicos do gênero desde sua publicação no final dos anos 1960, se sentirão em casa aqui (mais do que no filme de 1984, embora uma minissérie de TV em 2000 tenha feito um trabalho interessante em relação ao material original). Duna retém a maioria dos elementos visuais que funcionam no cinema, enquanto elimina elementos mais pertinentes à literatura. Assim, o filme de Villeneuve complementa, mas não substitui o livro, assim como aconteceu com a trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson.

Duna estabelece os elementos fundamentais da história de maneira econômica, informando ao espectador que a especiaria mélange é a substância mais valiosa do universo. Essa substância é crucial para a viagem interestelar, permitindo que navegadores dobrem o espaço; ela também prolonga a vida e a vitalidade, enquanto tem efeitos psicotrópicos. O Duque Leto Atreides (Oscar Isaac), líder da Casa Atreides, é incumbido pelo Imperador de governar Arrakis, o único planeta conhecido onde a especiaria pode ser extraída. O decreto aprofunda a inimizade entre a Casa Atreides e seu inimigo histórico, a Casa Harkonnen. Descobrimos que o verdadeiro objetivo do Imperador é destruir a Casa Atreides, não elevá-la.

Leto acredita que pode preparar uma defesa antes que a armadilha seja acionada, embora subestime a amplitude e natureza das forças contra ele. Seu objetivo é estabelecer contato com os Fremen, homens e mulheres que habitam os desertos de Arrakis, e formar uma aliança com eles. Para isso, ele viaja para o novo feudo na companhia de sua concubina, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), uma “Bruxa Bene Gesserit” cujos poderes psíquicos lhe concedem grandes insights e controle mental; seu filho, Paul (Timothée Chalamet), que pode ou não ser a figura “messias” prevista pelas profecias dos Fremen e Bene Gesserit; e os valiosos combatentes Duncan Idaho (Jason Momoa) e Gurney Halleck (Josh Brolin).

Uma vez em Arrakis, Paul descobre as dificuldades físicas da vida ali. Os dias tornam-se tão quentes que a sobrevivência é impossível sem um traje de vida que capture e recicle o suor. Vermes gigantes espreitam sob a superfície, sempre perigosos para os incautos. E a especiaria afeta Paul de maneiras peculiares, intensificando seus sonhos. Em particular, ele tem visões de uma jovem mulher Fremen, Chani (Zendaya), cujas ações prometem amor e traição de maneira confusa.

Para fazer este filme, Villeneuve reuniu um elenco de alto escalão. Timothée Chalamet, uma das estrelas em ascensão, interpreta um Paul cativante – um personagem cujos poderes são equilibrados por sua vulnerabilidade. Embora o tempo de tela de Zendaya seja limitado (a participação presencial de Chani se restringe aos últimos 30 minutos do filme), ela adiciona um toque especial à trama e exibe química com Chalamet. Atores renomados preenchem papéis secundários: Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, Josh Brolin, Javier Bardem (como o Fremen Stilgar), Stellan Skarsgard (como o Barão Harkonnen), Dave Bautista (sobrinho de Harkonnen) e Charlotte Rampling (como a Reverenda Mãe). Alguns atores não são totalmente aproveitados, mas isso é inerente à natureza da produção.

Ao criar o filme, Villeneuve está no auge de sua habilidade. As sequências de ação são bem coreografadas e filmadas, utilizando suspense e intensidade como fatores de alívio. As informações são apresentadas de forma concisa e há pouco tempo desperdiçado (encontrar o momento certo para uma pausa para o banheiro – algo possivelmente necessário em um filme tão longo – pode ser um desafio). Para o que é entregue, Duna é uma ótima experiência. Até que abruptamente termina, bem no meio da história, com arcos de personagens inacabados e a narrativa geral pausada. Para aqueles que não querem “trapacear” lendo o livro, serão longos anos até a chegada da Parte Dois.

Você também pode gostar…