Quem é John Walker e qual seu futuro no MCU?

15.04.2021 │ 15h06

Falcão e Soldado Invernal conta com episódios inéditos toda sexta-feira, no Disney+

O manto do Capitão América, sem dúvidas não se resume a Steve Rogers, a Marvel Comics já explorou diferentes soldados e nomes, conhecidos e ainda não conhecidos aos fãs do universo cinematográfico, que carregaram o escudo e o símbolo de… bumbum da América.

Obviamente, nem todos tiveram o mesmo renome, ou princípios, de Rogers, afinal, nem mesmo o próprio permanece fiel a suas crenças, em alguns universos, até mesmo se juntando a Hydra!

Chegando com a premissa de discutir o peso de escudo, e deveres que vem com o mesmo, Falcão e Soldado Invernal tenta, entre as cenas de ação e desenvolvimentos de personagem despretensiosos, colocar em primeiro plano a questão “o que quer dizer ser o Capitão América?”

Bom, a introdução de um importante personagem da mitologia do Capitão vem com a intenção de intensificar e, principalmente, alavancar, essas questões, John Walk.

Apresentado ao final do 1º episódio, o personagem, interpretado por Wyatt Russell, filho de Kurt Russell, vem fazendo sucesso na internet, sendo pelo inúmeros memes, aliás, hilários… ou, pela diferença de atitude e posicionamento quando comparado a Steve Rogers, por isso, muito se questiona quanto as intenções e, principalmente, possíveis desfechos para o soldado.

Especialmente depois o desfecho do 4º episódio.

O Agente Americano

John Walker, nos quadrinhos, já passou por diversos grupos, tendo atuado como vilão, herói e anti-herói.

Tendo assumido o manto de Capitão América após um afastamento temporário de Steve Rogers, Walker se mostrou, assim como pode ser visto em Falcão, uma representação mais violenta e imoral do herói original, sendo, após um ato de violência potencializado por questões pessoais, quase assassinado dois malfeitores.

Após o ato, Walker teve o escudo retirado de si, o qual retornou às mãos de Steve Rogers, no entanto, esse momento marcou não o fim de sua participação, mas sim o início de seu arco, ao ser resgatado pelo governo e receber o nome de Agente Americano, alcunha pela qual seria conhecido nos quadrinhos dali em diante.

O traje do personagem, assim como seus métodos, reflete um lado obscuro do Capitão América, usando trajes negros e, assim como Rogers, lutando com o auxílio de um escudo de vibranium.

Os Poderes de John Walker e sua Relação com Powerbroker

Semelhante a Bucky Barnes e Steve Rogers, o Agente Americano ganha seus poderes a partir do soro do super-soldado, entretanto, o responsável por essa transformação, passa a ser Power Broker.

As intenções de John Walker, assim como visto na série, é conseguir mais poder, e capacidade, a fim de conseguir realizar seus deveres, para com o país e a justiça, o problema, entretanto, passa a ser uma noção de superioridade que toma conta do personagem, distorcendo seus valores, e fazendo-o reconhecer apenas seu senso de justiça pessoal.

John Walker em Falcão e Soldado Invernal

É perceptível que, mesmo na telinha, a Marvel se atentou a representar toda a jornada de John Walker, mantendo, mesmo que por caminhos diferentes, uma trajetória comum entre os quadrinhos e o universo cinematográfico.

A presença de Power Broker, estando, inclusive, indiretamente envolvido no desenvolvimento de seus poderes, as relações tensas entre Walker e Sam Wilson, com o qual teve, inclusive, um duelo nas HQs (o que muito provavelmente irá se repetir antes do desfecho da série do Disney+), as atitudes impulsivas e violentas e, até mesmo seu companheiro, também presente nos quadrinhos.

A continuação da jornada de Walker no universo cinematográfico, até o momento, parece estar seguindo à risca muitas direções já conhecidas, adaptando apenas o necessário para que o personagem, e seu desenvolvimento, continuem conforme o conhecido, até que ponto isso será mantido, é uma dúvida que apenas o tempo irá sanar, porém, já é certo que, ao menos hoje, John Walker se apresenta como uma decisão controversa para assumir o escudo de Steve Rogers, se Barnes ou Wilson são as escolhas melhores, é outra questão que ainda buscamos pela resposta.

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Review WandaVision Episódio 8
    04.03.2021
  • Leia mais
    Criando o Universo Marvel: O Incrível Hulk
    01.05.2021
  • Leia mais
    Os Piores 10 Filmes blockbusters de 2017
    23.12.2017
Quadro por Quadro