Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo, o novo filme infantil da Synapse Distribution, é um filme brasileiro de aventura dirigido por Rodrigo Zanforlin, com roteiro da dupla André Brandt e Gui Cintra.
De um gênero infantil e de aventura, o longa conta com o youtuber e ator Ronaldo Souza (conhecido também como o Gato Galáctico do título), que ganha um misterioso relógio mágico dado a ele como um presente ancestral. Tentando desvendar os poderes do objeto, ele vai parar em um vilarejo encantado na cidade de Cronópolis, onde o tempo está congelado e as crianças estão desaparecendo.
Disposto a salvar a população, Roni se une aos amigos, Lisa (Luiza Mezadri) e Pepe (Erick Torres) para enfrentar o terrível Perpétuo (Daniel Infantini) usando os poderes do relógio enfeitiçado.
A aventura infantil é recheada de emoções e lições importantes, ensinando a importância do respeito, do trabalho em grupo e o poder da amizade. Em paralelo, o roteiro também apresenta uma história divertida para toda a família. Afinal, temos momentos de mistérios e aventura, enquanto os protagonistas buscam desvendar os segredos sobre o que ocorre na misteriosa Cronópolis.
É claro, o filme tem alguns furos de roteiro, ou situações que são deixadas de lado, e com alguns acontecimentos bem previsíveis. Entretanto, como se trata de um filme infantil, não chegam a atrapalhar a experiência. Na realidade, da mesma forma como tem seus erros e previsibilidades, o filme também tem seus momentos de acertos, quebra de expectativas e plot twists.
Um outro ponto interessante é a apresentação do elenco. A maioria dos atores consegue entregar uma boa atuação. Uns são mais naturais contrastando com outros que são mais caricatos. Como ocorre com o personagem antagonista Perpétuo (de Daniel Infantini): o ator entrega um personagem super caricato e com muitas manias de teatro, entregando um ótimo vilão, cheio de personalidade própria. Porém, no contexto do filme, o exagero se encaixa muitíssimo bem, no entanto, há outras atuações buscaram um caminho mais realista, e com isso, apagaram o seus personagens. Assim, o que era pra ser mais realista, torna-se esquecível.
A história é simples mas repleta de aventuras, o longa é uma boa pedida para a criançada se divertir nas férias.
Infelizmente, o filme tem um problema na sua edição de áudio, em diversas vezes, a trilha sonora (um pouco genérica) abafa os diálogos dos personagens, isso acaba interferindo um pouco no entendimento de algumas cenas do filme. Por “sorte“, a história do longa é bem simples e linear, o que facilita no entendimento mesmo perdendo uma coisa ou outra. Aliás, a simplicidade da história é um dos pontos fortes, e que podem até lembrar aquele “gostinho” de aventura da Turma da Mônica, sabe?
Por fim, de modo geral, Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo se mostra uma ótima pedida para a criançada se sentar no cinema e passar um bom tempo juntos.