Geografia

15.06.2016 │ 10:00

15.06.2016 │ 10:00

O ser humano está em um eterno processo migratório e a seleção de filmes do Olhar de Cinema só comprova isso. Partidas e retornos estão presentes na seleção, com personagens em busca de utopias e realidades, realizações e críticas. É aí que entra Geografia, de Chaghig Arzoumanian, que também esteve no Festival francês Cinéma du Réel.
O documentário libanês conta a história de Nazaré, de 12 anos, e Lousaper, ainda recém-nascido, quando o genocídio armênio foi perpetrado em 1915. O filme traça os caminhos de sua peregrinação solitária durante todo o exílio, a partir de sua aldeia até Beirute, enquanto passam pelo campo de Karatina, no Cairo, e pelo orfanato Saida e Jbeil, antes de se encontrarem novamente, anos mais tarde, em um almoço, onde eles se apaixonam e decidem criar uma família.
01Geografia
Geografia é a história da família da diretora Chaghig Arzoumanian e essa proximidade do olhar faz muito bem ao longa, que surgiu quando a cineasta assistia a America, America, de Elia Kazan, na Piazza Maggiore, de Bologna.
No filme, a diretora volta às suas origens, em Beirute, e nos apresenta um olhar sensível e cheio de sensações enquanto fala de sua família. Sua avó e seu avô e as histórias de alegria, tristeza e luta em um panorama político complicado são os protagonistas interessantes de Geografia.
02Geografia
É significativo que a realização do documentário ocorra no centenário do genocídio e por uma cineasta tão enraizada na situação, mesmo tanto tempo depois. Ela se desafia ao representar a história de seus avós, além da vida de indivíduos anônimos que moldaram as paisagens e história de seu país, transmitindo à sua geração força, medos, hábitos e histórias necessárias para enfrentar as agruras daquela região.
Arzoumanian exuma fatos através da intimidade com o caminho de sua família, ilumina legados silenciosos e camadas ocultas presentes no panorama atual do país. Através de um olhar particular, ela transforma a história em um épico da experiência humana.
Nota:

[wpdevart_youtube]jiWxJXuenng[/wpdevart_youtube]
Varilux

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro