Jorge da Capadócia

Onde assistir
Habitantes de todos os cantos da internet, sejam muito bem-vindos a mais uma crítica, aqui, no Quadro por Quadro

303 d.C.. Jorge, um soldado romano cristão assume uma nova patente, no entanto, sua primeira ordem como capitão dada diretamente pelo imperador Diocleciano é de perseguir os seguidores de sua própria religião.

“…para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem…”

Depois de mais uma dura batalha conquistada no front, Jorge recebe sua maior condecoração até o momento, e se torna, mesmo muito novo, um capitão do exército romano. No entanto, o que deveria ser uma conquista para ele e sua mãe, se torna, na realidade o seu pior pesadelo, já que Diocleciano, o Imperador Romano, dá uma ordem direta para todos os seus capitães, de eliminar a cristandade de suas terras, para que todos sigam apenas aos deuses romanos. Apesar da relutância inicial em acatar as decisões do ferrenho Imperador, – já que sua religião é a cristã – o novo capitão romano lidera suas tropas em tais missões.

Jorge teve uma vida bastante sofrida, perdendo em um breve período de tempo seu pai, sua esposa e seu filho, o que o faz ter sua mais intensa batalha, contra si mesmo, em uma disputa interna entre descrença e o amor a deus, entre culpa e perdão, entre amargura e fé. Com o tempo suas atitudes refletem suas escolhas, o que traça o caminho derradeiro do homem que ficou conhecido como Jorge da Capadócia.

Dirigido e protagonizado por Alexandre Machafer, a obra conta com um elenco conhecido dos espectadores, como Roberto Bomtempo (Imperador Diocleciano), Miriam Freeland (Alexandra), Ricardo Soares (Octávio), Charles Paraventi (Atanásio), Roney Villela (Samuel), Augusto Garcia (Paulo), e Cyria Coentro (Kira).

De início eu não gostei tanto do estilo de atuação, achei bastante teatral, porém, com o andar da carruagem eu acostumei e passei a gostar, combinou bastante com o filme, e acredito que tenha sido uma boa maneira de contar a história.

Outro setor que chamou a minha atenção foi o figurino, apesar de quase sempre parecerem novos em folha, foram bem feitos e utilizados, transmitindo humildade e/ou imponência quando necessário.

As filmagens aconteceram na Turquia, o que somado a direção e fotografia, nos presenteia com locações incríveis e um visual estonteante. Escolha muito bem acertada, que atribui muito mais qualidade e veracidade para a película.

“…Vocês podem ter sido escolhidos para lutar sob o meu comando… …Mas vão lutar ao meu lado…”

Jorge da Capadócia é uma obra cinematográfica religiosa, da fé cristã, em que com bastante zelo e dedicação busca transmitir a essência de quem foi essa figura que hoje é adorada em várias fés e religiões, tanto no Brasil quanto no mundo.

Uma produção brasileira com cenas na Turquia, com incrível fotografia, boas atuações, cenas de luta e efeitos visuais de “ok” para bom, e muito bem dirigida. Um filme brasileiro que está realmente acima da média, e vale muito a pena a conferida, seja você religioso ou não.

Faça como o @quadroporquadro e assista a esse filme no cinema!

Você também pode gostar...