Inspirado em fatos reais, Meu Amigo Pinguim é um filme de aquecer o coração, passando uma mensagem profunda sobre perdão, e se permitir ser feliz. Neste drama, – digamos – familiar, acompanhamos a história do pescador João, que após a morte de seu filho, se afastou dos antigos amigos e da sua comunidade como um todo, e isolado em sua casa à beira-mar, durante décadas, nunca se permitiu viver uma vida ampla e completa. Tudo começou a mudar quando João encontra um pinguim sujo de óleo na orla da praia, e com toda a bondade de seu coração o leva para casa para lhe dar os devidos cuidados, como limpeza e alimentação, para que ficasse forte o suficiente e dentro de alguns dias retornar ao mar e seguir com a sua vida. No entanto, o que João não poderia imaginar é de que o animal (mais tarde chamado de Dim Dim) sempre retornaria para visitá-lo.
A história é brasileira, inspirada na relação de um pescador e seu amigo pinguim, de como algo inesperado pode trazer o melhor das pessoas, e transformar a vida para melhor, proporcionando um gostoso entretenimento para toda a família.
Com paisagens deslumbrantes retratando principalmente a costa brasileira, assim como um pouco da argentina, a fotografia e o visual impressionam demais, reforçando a aura benevolente da obra, que cativa e inspira.
Um detalhe interessante é o do filme ser falado em inglês, o que possibilitou a utilização de um cast diversificado, contando não apenas com atores brasileiros, mas também de países como Argentina, México e França. Confesso que foi um pouco trabalhoso assimilar uma história brasileira sendo contada em inglês, mas, com o tempo me acostumei bem.
Meu Amigo Pinguim não quer te dar uma lição de moral, o que ele humildemente almeja, é apresentar essa história para o maior número de pessoas possível.
Em resumo, Meu Amigo Pinguim é um filme bonito, inspirador, e um entretenimento que gera uma experiência gostosa para reunir toda família.
Curiosidades:
- Adriana Barraza, a atriz que interpreta Maria é uma importante atriz mexicana que, além de muitos prêmios, já foi indicada ao Oscar.
- Jean Reno, que interpreta a versão mais velha do pescador João, não é francês de nascimento. Seu nome verdadeiro é “Juan Moreno y Herrera-Jiménez”, e nasceu em Casablanca, no Marrocos.
- O filme é dirigido por David Schurmann, conhecido não somente por seu trabalho cinematográfico, mas, também, por ter navegado o mundo com sua família ainda quando criança, provavelmente vindo daí seu amor pelo mar.
Faça como Quadro por Quadro e assista a esse filme nos cinemas!