A Vanity Fair divulgou hoje um artigo exclusivo explicando o que exatamente aconteceu desde antes das filmagens de Liga da Justiça e conversou com o diretor Zack Snyder, que finalmente desabafa sobre todo o desenrolar dessa história.
A gente sabe pelo que foi divulgado na época, que a Warner não estava contente com a visão de Snyder para o filme da equipe depois das recepções polêmicas de Batman vs. Superman e resolveu intervir. Nesse meio tempo, uma tragédia pessoal aconteceu na vida do diretor e ele resolver se desligar do filme para cuidar de sua família. Snyder havia perdido sua filha, que cometera suicídio.
“Quando Batman vs Superman foi lançado e tivemos uma reação negativa dos fãs, foi desanimador para todos nós”, disse Silverman, agora fundador e chefe da empresa de conteúdo independente Stampede Ventures. “Zack fez esses filmes, como 300, que agradavam ao público. E esse era o nosso trabalho – agradar ao público. E aqui, fizemos um filme juntos, e não agradou muito o público. ”
Na entrevista, o cineasta diz que sua esposa, Deborah Snyder e Christopher Nolan disseram a ele após assistirem a versão de Liga da Justiça que havia estreado: “Você nunca poderá assistir a esse filme, porque partirá seu coração.”
Muitos conflitos criativos que envolviam o andamento da história, motivações e relações foram negados pelo estúdio a Snyder, que não conseguiu dar andamento na sua visão e no que achava importante para os personagens se reunirem. Com isso, ele pegou seu laptop com o que havia filmado e saiu do projeto.
Após sua saída, a Warner chamou Joss Whedon (Vingadores), que na época estava trabalhando num filme solo da Batgirl, para finalizar o filme da Liga, mas com o tempo ele ganhou mais e mais poder e refilmou 3/4 do filme.
“O elenco era muito leal a Zack e estava sofrendo por ele”, disse Nelson, o ex-presidente da DC. “Teria sido um ambiente difícil para qualquer novo diretor entrar – não tenho dúvidas disso. Mas então a forma como Joss escolheu lidar com isso é algo com que Joss deve conviver. ”
Os atores ficaram desconfortáveis com a situação de retornar ao projeto e refazer um filme que eles tinham se empenhado e a forma como Whedon lidou com seu poder gerou ainda mais problemas, já que Ray Fisher, que interpreta Ciborgue, denunciou as situações de abuso do diretor durante o processo e essa batalha corre até hoje com várias investigações dentro e fora da Warner.
Após a versão de Whedon, uma nova narrativa surgiu nas redes sociais: #ReleaseTheSnyderCut. Snyder gradualmente começou a encorajar o movimento, mas dificilmente era a primeira coisa em sua mente. Ao invés de isso desaparecer com o tempo, a campanha ganhou mais e mais força e a Warner decidiu dar essa chance a Zack.
É possíver ler a matéria na íntegra pelo site da Vanity Fair.
Confira algumas imagens inéditas do filme: