Zack Snyder revela seus planos para mais filmes da Liga da Justiça e explica o final do SnyderCut

19.03.2021 │ 17h02

Liga da Justiça de Zack Snyder já está disponível para alugar no Brasil

[AVISO DE SPOILERS] Se você ainda não assistiu ao Snyder Cut de Liga da Justiça, cuidado com os spoilers à seguir.

Zack Snyder pretendia fazer mais filmes da DC depois da Liga da Justiça, mas depois de deixar o projeto sob circunstâncias intensas e agonizantes, ele se reconciliou com a ideia de que nunca poderia se aventurar mais no Snyderverse. Mesmo assim, ele tinha planos.

“Quando fiz o filme originalmente, ele fazia parte de uma trilogia de cinco partes”, disse Snyder à Vanity Fair. Sua nova versão de Liga da Justiça, que estreou na última quinta-feira, é na verdade uma parte intermediária desse arco iniciado em Homem de Aço. “Haviam mais dois episódios da Liga da Justiça para serem filmados.” Hoje é incerto o destino dessa ideia, mas como o próprio diretor disse: “Eu não pensei que estaria aqui falando sobre [uma] Liga da Justiça restaurada, então nunca diga nunca.”

O sonho de Bruce Wayne que vemos desde Batman vs Superman e que ganha mais profundidade em Liga da Justiça está ligado diretamente a morte do Batman no futuro. As cenas finais do Snyder Cut que mostram mais desse pesadelo, são bem recentes, filmadas no outono de 2020 e mostram um planeta apocalíptico. Este futuro dizimado mostra o que aconteceria se as forças de Darkseid forem vitoriosas na conquista da Terra. Eles vêm aqui em busca de algo conhecido na tradição de DC como a Equação Anti-Vida – uma fórmula mística escondida em algum lugar do nosso mundo que daria a Darkseid o poder de assumir o controle de qualquer ser, removendo assim o poder do livre arbítrio e permitindo-lhe governar o universo. Em Batman v Superman, esse sonho acontece exatamente quando Bruce Wayne recebe a visita do Flash de Ezra Miller, que está usando suas habilidades de hipervelocidade para enviar um aviso deste futuro: “Bruce, ouça-me agora! É a Lois! Lois Lane. Ela é a chave.”

Snyder disse que a Warner Bros. resistiu a ideia de fazer mais filmes. “Eles não queriam que eu sugerisse mais filmes. Eles queriam que eu chegasse a um beco sem saída. Eu fiquei tipo, olha, esse não é o gênero de quadrinhos para encerrar a história, independentemente se fizermos [outro] ou não.”

Decifrando o final de Liga da Justiça (CONTÉM SPOILERS)

No final do filme, o ator Harry Lennix aparece como o alienígena Caçados de Marte, que desce dos céus para se encontrar com Bruce Wayne e parabeniza Batman por unir os heróis da Terra.

“Filmamos uma versão dessa cena com o Lanterna Verde, mas o estúdio realmente lutou comigo e disse: “Nós realmente não queremos que você faça o Lanterna Verde”, disse Snyder. “Então, fiz um acordo com eles e eles me deixaram fazer isso.” O Lanterna Verde que Snyder gostaria de apresentar no filme seria John Stewart, que assumiu o manto do Lanterna Verde na década de 1970, tornando-se o primeiro super-herói negro da DC. Snyder lamentou a recusa do estúdio. “Eles estavam tipo, nós temos planos para John Stewart e queremos fazer nosso próprio anúncio.”

Há uma curta cena anterior a esta revelação que também deixou muitos fãs empolgados. O Lex Luthor de Jesse Eisenberg escapa de um manicômio e faz contato com o assassino Deathstroke, interpretado por Joe Manganiello. O vilão tem uma antiga birra do Batman e Luthor dá a ele a informação crucial de que Batman é o alter ego de Bruce Wayne. Esta cena foi originalmente planejada como uma sequência pós-crédito que configuraria Deathstroke como o vilão principal no filme planejado por Affleck, mas antes mesmo de a Liga da Justiça terminar se ser filmada, Affleck se retirou do projeto.

Liga da Justiça 2 (CONTÉM SPOILERS)

Lois era o cadáver carbonizado que Superman segurou em lágrimas na visão de Cyborg no meio do filme. Snyder explica que esse acontecimento levaria aos próximos dois filmes da Liga da Justiça que ele estava planejando: “Darkseid vem à Terra. Superman diz ao Batman para proteger Lois. Esta é uma guerra entre eu e Darkseid. Se você pode me ajudar como amigo, mantenha Lois segura.” No meio desses ataques alienígenas, Luthor se alinha com Darkseid e diz a ele que a chave para as fraquezas do Superman é matar Lois Lane. Por alguma razão, Batman falha. Darkseid volta e mata Lois. Batman falha e morre. ”

“A intenção era que Bruce se apaixonasse por Lois e então percebesse que a única maneira de salvar o mundo era trazer o Superman de volta à vida”, disse Snyder. “Então ele teve esse conflito insano, porque Lois, é claro, ainda estava apaixonada pelo Superman. Tivemos um belo discurso em que [Bruce] disse a Alfred: ‘Nunca tive uma vida fora da caverna. Nunca imaginei um mundo para mim além disso. Mas essa mulher me faz pensar que, se eu conseguir reunir esse grupo de deuses, meu trabalho estará feito. Eu posso desistir. Eu posso parar. ‘E, claro, isso não funciona para ele.”

Mesmo sem essa subtrama romântica, Batman teria sido atormentado pela culpa por não ter impedido a morte de Lois. Com ela morta, Superman fica com o coração partido e perde a vontade de lutar. Darkseid usa esse momento de vulnerabilidade para assumir o controle dele, e a queda do Superman leva à morte da Mulher Maravilha, Aquaman e inúmeros outros. “O mundo cai porque Superman sucumbe à Equação Anti-Vida, e é isso”, disse Snyder. “Isso é o que o mundo pós-apocalíptico é: Superman apenas procurando por Batman para matá-lo e obter sua vingança pela morte de Lois.”

Liga da Justiça 3 (CONTÉM SPOILERS)

“Muitas vezes me pergunto, em quantas linhas do tempo alternativas você destrói o mundo porque, francamente, você não tem bolas para morrer sozinho?”, pergunta o Coringa ao Batman nos minutos finais do Snyder Cut.

“O que acontece no mundo pós-apocalíptico é que Cyborg trabalha em uma equação para usar uma caixa-mãe para fazer o Flash voltar no tempo e alertar Bruce sobre este momento, onde ele não teve a coragem de se sacrificar para salvar Lois,” Snyder disse. Uma vez que o Bruce do passado percebe o que tem que fazer, ele não fica aquém quando Lois está em perigo. “Então, naquele momento, ele faz a coisa certa e se sacrifica”, explicou Snyder. Isso muda o curso de tudo: “Superman não sucumbe à Equação Anti-Vida, então o filme final tem Aquaman liderando as forças de Atlantis, Diana liderando as forças de Temiscira e Superman e Flash liderando os humanos contra Darkseid em uma guerra gigante.”

E tem mais! “Lois está grávida no final do filme”, disse Snyder. O teste de gravidez pode ser visto em sua mesa de cabeceira. A gravidez dela é outro enredo que a Warner Bros. queria cortar do filme de Snyder antes de ele deixar o projeto originalmente em 2017, disse ele. “Essa sempre foi minha esperança, mas eles me fizeram não fazer isso, originalmente. Mas eu consegui.”

Nos resta agora imaginas como teria sido todo esse desfecho e torcer com otimismo para que novas produções da DC acertem a mão e que esse universo cresça cada vez mais.

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Infiltrado, novo filme de Guy Ritchie, ganha trailer
    30.04.2021
  • Leia mais
    The Batman, nova versão do herói, divulga primeiro teaser trailer
    23.08.2020
  • Leia mais
    Série de Wednesday Addams será dirigida por Tim Burton
    17.02.2021
Quadro por Quadro