Muitas opções no cinema esta semana, alguns filmes de ação, muitos dramas, filmes nacionais. Posso dar meu pitaco e indicar um filme que você não vai mesmo se arrepender de ver? Ah, pois lá vai: o drama, baseado em fatos reais (ah, acabei de pegar no seu ponto fraco, né?), O Dançarino do Deserto.
Então deixa te contar um pouquinho do filme. Desde criança, Afshin Ghaffarian (Reece Ritchie) sonha em ser um dançarino. Mas como ele vive no Irã de depois da revolução de 1979, dançar é proibido. Mas ele é insistente, e acaba cruzando o caminho de pessoas que o inspiram a continuar sua busca pelo impossível.
Mais tarde, na universidade, ele convence alguns amigos a formar um grupo clandestino de dança, entre eles a enigmática Elaheh (Freida Pinto). Mas Afshin não se contenta só em ficar ensaiando novos passos e aperfeiçoando seus movimentos de dança: ele planeja uma apresentação no meio do deserto. Claro, nem preciso mencionar que é tudo às escondidas de novo, correndo o risco de ser apanhado e enviado para a prisão.
Ah, mas deixa eu colocar mais um pouquinho de lenha na fogueira e complicar a vida de Afshin e dos amigos, e deixar o seu coraçãozinho aí, assistindo ao filme (quer dizer, no momento você só está imaginando que está assistindo ao filme, mas já ajuda), ainda mais apreensivo: estamos no meio das eleições iranianas de 2009, aquelas que geraram protestos e represália pesada por parte do governo. Ou seja, situação ideal para desobedecer às leis.
Mas a paixão de Afshin pela dança, pela arte em geral, é mais forte que tudo, e vence até seu bom senso (ainda bem!). E você vai poder conferir belas performances de Afshin e Elaheh durante o filme, cheias de paixão, fúria, entrega, mostrando que estes jovens, apesar de toda repressão, estão vivos e cheios de esperança em dias melhores. Mesmo que seja mais difícil do que eles previram, ou leve mais tempo do que eles imaginaram.
Bom, então fica a minha dica. Não vou falar mais não, porque tudo que você tem que saber, acabou de descobrir. Vai conferir que este tá valendo a pena mesmo ☺
O Dançarino do Deserto
Você também pode gostar...