Razões Africanas

Onde assistir
"Razões Africanas": Uma sinfonia de resistência e identidade cultural

O documentário Razões Africanas, dirigido por Jefferson Mello, é uma viagem musical que nos apresenta três personagens de diferentes partes do mundo, mas que compartilham uma mesma origem africana, destacando os ritmos que, ao longo da história, se tornaram manifestações culturais e de resistência.

O filme oferece uma visão detalhada de três tradições musicais e de dança que fazem parte da vida de seus protagonistas: o jongo, relatado pela brasileira Lazir Sinval, a rumba, contada e dançada pela cubana Eva Despaigne e o blues do americano Terry ‘Harmonica’ Bean. Cada um, mesmo vivendo uma cultura diferente, é um reflexo de como a música não é apenas uma expressão artística, mas também um pedaço significativo de sua história e da sua identidade. Para eles, os ritmos que representam suas vidas não são apenas sons: são, uma conexão direta com o passado, com suas origens e com a luta de seus antepassados, incluindo o sofrimento vivido por aqueles que foram escravizados nas plantações de algodão, cana e outros cultivos.

A narrativa do documentário, ao invés de se concentrar em grandes surpresas ou reviravoltas, tem um tom mais tranquilo, que chega mais perto do educacional. O ritmo calmo de relato de quem pratica e ensina a história por trás de cada som, fazem com que o espectador sinta-se como se estivesse em uma aula envolvente sobre a música e as histórias que ela carrega.

Mello faz um excelente trabalho ao costurar a importância da música para cada personagem, destacando como ela serve tanto para ser celebrada quanto como um alerta para questões profundas de identidade, fé e resistência. Além disso, a música se revela uma forma de se conectar com algo maior, muitas vezes com um lado religioso e espiritual que está acima da arte em si. Fica claro que a experiência musical de cada personagem não só celebra a tradição, mas também reafirma a luta constante pela preservação da identidade cultural, em um mundo que muitas vezes tenta apagar essas raízes.

Você também pode gostar...