A 2ª temporada de The Mandalorian renova as esperanças em Star Wars

Resenha │ The Mandalorian 2ª Temporada

22.12.2020 │ 18:15

A 2ª temporada de The Mandalorian renova as esperanças em Star Wars

Maravilhosamente finalizada: essa é indiscutivelmente uma das formas de descrever o que aconteceu com o final de The Mandalorian. Se você ainda não chegou ao último capítulo, para de ler aqui, assista e depois volte para conferir o que nós achamos e claro, todas as ótimas polêmicas e surpresas reservadas.

Primeiro sem spoiler: o que já estava bom só ficou ainda melhor

Nestas próximas linhas nada do que você vai ler é spoiler, pelo menos por enquanto.

Essa segunda temporada se encerrou com o melhor de Star Wars: pouco fan service de graça, muito conteúdo, referências, personagens icônicos que dividem o amor e o ódio dos fãs reunidos, e ainda muitas possibilidades de alta qualidade para o desenvolvimento da série e do universo SW em si.

Foi ótimo poder acompanhar um enredo tão bem construído. Tudo que vimos em cada capítulo foi meticulosamente pensado, cada fala, objetos e ângulos de cena, e desenrolar da trama. Tudo é um ótimo exemplo de “como fazer filmes e/ou séries de Star Wars de qualidade”, o que além de deixar os fãs e o público em geral satisfeitos é um grande e merecido tapa na cara dos diretores da última trilogia. Não me entenda mal, admito que pelo menos o Episódio VIII é bom, mas infelizmente não foi suficiente.

Problemas à parte, The Mandalorian veio para salvar a galáxia, e salvou!

Agora com spoiler: tudo que aconteceu e mais um pouco

Grogu, ou Baby Yoda como foi carinhosamente apelidado, conquistou muito mais do que o coração dos fãs. O que muitos acharam no começo que era apenas uma desculpa para vender action figure, se tornou o cerne de toda a série. Pois bem, Din consegue resgatá-lo com sucesso, porém não antes que Moff Gideon extraia o sangue da criaturinha, recheado de Midi-chlorian. O que ele pretende fazer com isso ainda não está claro, pode ser algo relacionado a First Order, ou a trazer o Imperador Palpatine de volta? Sim. Difícil, mas possível.

Outra questão resultante do salvamento de Grogu foi o Sabre Negro. Uma pausa para recapitular: esse sabre pertenceu ao primeiro Mandaloriano Jedi, o responsável por apaziguar conflitos entre as duas raças que vinham desde a época da Velha República. Não, isso não é canônico, mas é lindo de saber. Muito bem, seguimos! No final desta temporada descobrimos que o Sabre Negro precisa ser conquistado em batalha, por isso Bo-Katan queria enfrentar Moff Gideon sozinha, o que não aconteceu. Quem ganha o sabre e, por consequência, o direito de governar os Mandalorianos é o próprio Din Djarin. Muito humilde e desapegado, ele até tenta entrega o sabre a ela, mas não é assim que funciona. Esse fato pode ser a grande questão da 3ª temporada: o reinado indesejado de Din e como Bo-Katan vai lidar com isso. Quem sabe uma luta épica esteja à espreita.

Para Moff Gideon, resta a prisão. O que ele vai fazer de lá, quem ainda vai conseguir comandar e outras reviravoltas imperiais ainda são apenas suposições. Mas podemos sim esperar que ele tenha um papel relevante no que está por vir.

Última, mas não menos importante questão sobre o salvamento: os Dark Troopers. Esqueça aqueles caras que pareciam atirar para o nada e eram apenas uma desculpa para os personagens principais perderem tempo. Por pouco o Mandaloriano não sobreviveu ao confronto com 1 (UM!) desses novos super soldados. Quem sabe eles desempenhem um papel com um pouco mais de destaque daqui para frente.

E agora finalmente o suprassumo do último episódio: LUKE SKYWALKER salvando o dia! Você pode ter adivinhado pelo X-Wing solitário cruzando as estrelas, ou por quando surgiu o sabre verde no meio dos dark troopers, ou pela mão mecânica impondo A Força, não importa, quando ele chega não tem pra ninguém! E foi exatamente assim. Luke derrota o pelotão de troopers e vai até Din para informa-lo que irá ficar com Grogu, que irá treiná-lo. O Mandaloriano percebe então que a aventura dele com A Criança chega ao fim.

Iremos rever o Baby Yoda ou Luke? É possível, mas pouco provável.

Qual é o destino da criaturinha agora? Pelo que se sabe, os novos padawans de Luke infelizmente tem um trágico destino pelas mãos de Kylo Ren, mas nada é certo.

O desfecho de The Mandalorian ainda revela o destino de Boba Fett. Ele e Fennec são mostrados em um dos redutos mais conhecidos da saga Star Wars, o palácio do antigo Jabba The Hutt. A dupla assassina Bib Fortuna, o imediato que havia assumido o lugar de Jabba, e toda sua “corte” para se colocar no trono. Agora eles controlam todo o submundo de Tatooine e as relações ardilosas dos grandes trapaceiros e caçadores de recompensa espelhados pela galáxia. O desenvolvimento dessa trama vai estar em mais uma das 10 séries prometidas pela Disney, O Livro de Boba Fett.

Definitivamente, a Força é forte nessa série! Que continue assim!

The Mandalorian 2ª Temporada

(The Mandalorian)
País: USA
Direção: Jon Favreau
Roteiro: Jon Favreau
Elenco: Pedro Pascal, Gina Carano, Giancarlo Esposito, Ming-Na Wen, Temuera Morrison, Katee Sackhoff
Ano: 2020
Duração: 31 - 54 min

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro