Abril e o Mundo Extraordinário │ Resenhas: Quadro por Quadro

Abril e o Mundo Extraordinário

03.06.2016 │ 11:43

03.06.2016 │ 11:43

A história da humanidade toma outro rumo a partir de um tratado de paz que infelizmente prova não ser duradouro. As consequências desse mundo novo é o cenário apresentado em Abril e o Mundo Extraordinário.
avril 2
O ano é 1941, mas diferente do esperado, a França ainda é governada por Napoleão. Quando cientistas do mundo todo começam a desaparecer o cenário piora ainda mais, pois uma vez que as mentes mais inovadoras são privadas de testar suas teorias, o desenvolvimento para. Não há eletricidade, rádio e tantas outras invenções que asseguram o progresso e assim, o recurso do momento é o carvão. Os poucos cientistas que restam procuram um meio de assegurar a vida, protege-la, e quem atinge esse objetivo é a família de Abril. Porém, após um trágico acidente, ela se vê somente na companhia de seu gato, Darwin. Ao descobrir que tudo pode não ser exatamente o que parece, ela embarca em uma aventura que irá mudar tanto sua vida quanto o destino do mundo.
avril 1
É incrível como várias possibilidades podem ser exploradas a partir da distorção de um pequeno detalhe da nossa história. Nos faz pensar o que poderia ter acontecido se algo tivesse sido diferente, como a não descoberta da eletricidade por exemplo. No caso desse longa, a exploração fica muito mais interessante, e responde muitas dessas perguntas, quando assistimos através da animação um enredo que capta a atenção do espectador. Os traços e personagens, que seguem um estilo steampunk, equilibram doses de suavidade e agressividade que dão o peso certo à trama.
avril 3
Ao mesmo tempo que muitas diferenças podem ser apontadas, é possível encontrar semelhanças entre o nosso mundo atual e o suposto retratado no filme. A poluição, a extinção de espécies, saúde e guerras são apenas algumas das características que despontam em ambos os cenários. Pois a exploração desenfreada de recursos naturais e a incessante busca por poder ou defesa de territórios acaba nos mesmo resultados. Fica a reflexão de que se as consequências serão as mesmas, qual a melhor maneira de inovar? Como é possível progredir e assegurar menos danos?
Baseado na graphic novel de Jacques Tardi (que é também designer gráfico do filme), Abril e o Mundo Extraordinário vale pela ação, a aventura e as descobertas que fazem do mundo um lugar incrível.
Nota:

[wpdevart_youtube]u1C9DUwm8d0[/wpdevart_youtube]
Varilux

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro