Ave, César! │ Resenhas: Quadro por Quadro

Resenha │ Ave, César!

14.04.2016 │ 13:50

Ave, César!, no melhor estilo dos irmãos Coen, deQueime Depois de Ler, é uma comédia de humor negro complexa que engenhosamente nos presenteia com olhares sobre as histórias que nos são contadas por milhares de anos, desde a Bíblia até os grandes filmes de sucesso.
01-AveCesar
A trama é um pastiche que se passa em algum momento da década de 1950. Edward Mannix (Josh Brolin) é o responsável por proteger as estrelas do estúdio Capitol Pictures de escândalos e polêmicas e vive um dia intenso quando Baird Whitlock (George Clooney), astro da superprodução Ave, César!, é sequestrado no meio das filmagens por uma organização.
02AveCesar
O filme é uma paródia ou “homenagem divertida” à idade de ouro de Hollywood. Ele se divide em vários filmes sendo produzidos dentro dele (um romance noir, um musical, um faroeste, um épico…) e os gêneros se intercalam com os dramas, romances e tramas dos atores que fazem parte destas produções.
Hail, Caesar!
Os diferentes gêneros em produção geram diversos números ao longo do filme, e estes números dão a chance para o seu elenco brilhar. Scarlett Johansson, Channing Tatum e Alden Ehrenreich têm seus momentos. Ao tempo que Tilda Swinton (como sempre!) e Frances McDormand fazem participações de luxo e repetem suas parcerias com os diretores.
04AveCesar
Mas o que falar de George Clooney? O astro está caricato na medida. Seu Baird Whitlock, interpretando o César do título, é mimado e inconsequente, como uma boa estrela hollywoodiana costuma ser no imaginário popular. Enquanto isso, Josh Brolin humaniza o seu Eddie Mannix com uma interpretação contida e digna de elogios.
05AveCesar
É tentador chamar Ave, César! de frívolo, mas suspeito que os irmãos Coen ficariam perversamente satisfeitos. O filme aponta para ideias grandiosas e camadas mais profundas de um pensamento que, se você não quiser, pode deixar passar e ver apenas como uma breve piada, mas como nos demais filmes dos cineastas, as ideias vão ganhando força cada vez maior se você se dedicar a enxergar o que os diretores quiseram dizer nas entrelinhas daquela situação.
06AveCesar
Você pode até achar essa história de filmes dentro do filme confusa. Então para onde os irmãos Coen querem que olhemos? Onde encontraremos “significado” nesse universo aleatório criado por eles? Ave, César! nos responde: procure nos filmes. Filmes são a religião dos Coen, e eles são dois dos melhores teólogos em atividade atualmente. 😉
Nota:

Ave, César!

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Curtas: My French Film Festival 2021
    14.01.2021
  • Leia mais
    Melodia da Broadway
    06.06.1929
  • Leia mais
    Angry Birds - O Filme
    12.05.2016
Quadro por Quadro