Resenha │ De Palma

24.11.2016 │ 07:01

De Palma, o documentário dirigido por Noah Baumbach e Jake Paltrow é bastante simples: Brian De Palma está sentado narrando sobre sua vida enquanto imagens de arquivo ajudam a ilustrar a narrativa. O filme tem um estilo que lembra artigos do Wikipédia mesclados com relatos autobiográficos do diretor. Funciona bem! Já que o propósito do filme parece ser apenas informativo.
01depalma
Para quem não tem interesse nas obras do diretor de Scarface, o documentário pode ser bastante demorado. A edição é eficaz, mas se repete em um mesmo padrão, tornando o filme entediante para os não interessados na biografia de De Palma. Já para os fãs e interessados, o filme se transforma em uma aula de cinema. Bastante didática!
Não podemos negar as ótimas lições repassados por meio do documentário, seja tanto pela vida pessoal do diretor, quanto pelos comentários técnicos feitos por ele sobre suas obras. Apesar do caráter de autopromoção, o filme é um registro histórico de um realizador que iniciou sua carreira em um período em que fazer cinema era bastante único.
02depalma
Entre acusações a estúdios e discursos com tentativas de defender a própria carreira, podemos entender um pouco mais sobre quem é Brian de Palma. No fim, ficamos com uma estranha sensação de que o filme é feito por ele. E independente do motivo principal pelo qual De Palma foi concebido, o documentário (aulão) será visto e revisto por estudantes de cinema por anos.
Nota:

[wpdevart_youtube]1ToTz6_AvsQ[/wpdevart_youtube]

De Palma

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro