Resenha │ Dolores

06.04.2017 │ 15:40

Pense em duas vertentes: drama histórico e triângulo amoroso. Se a combinação delas chamar sua atenção, está na hora de ir ao cinema mais próximo para assistir à Dolores, o mais novo longa ficcional escrito e dirigido pelo argentino Juan Dickinson.

Nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, uma mulher com ascendência escocesa decide retornar à Argentina após saber da morte de sua irmã. Ela deseja finalmente conhecer o sobrinho Harry (revezado entre os gêmeos Flossdorf) e apoiar a família Hillary, descendente de britânicos, diante da recente tragédia. Entretanto, ao chegar à Estância Los Ombúes, se depara com vários problemas: uma fazenda subvertida em dívidas e seu cunhado triste e apático, Jack (vivido por Guillermo Pfening).
Pouco a pouco, Dolores (Emilia Attias, razoável no papel) vai conduzindo o lar, dando todo o seu dinheiro para tentar negociar parte dos encargos adquiridos enquanto tem de lidar com o pessimismo de Florrie (Mara Bestelli), irmã do cunhado que não aprova a forma com a qual ela assume a casa.

Ali, renasce uma antiga paixão. Dolores e Jack já sentiram seus corações baterem mais forte no passado, mas nada aconteceu pela condição em que ambos estavam: ela era jovem demais e ele, casado. O envolvimento dos dois causa um rebuliço no lugar, despertando sentimentos que os deixam atônitos. O viúvo não sabe se está misturando demais as coisas e a personagem-título começa a se sentir atraída pelo vizinho, Octavio (Roberto Birindelli), o que a deixa dividida entre dois amores: o clássico e o inesperado.
A premissa desta coprodução Argentina/Brasil pode até parecer familiar, mas quando levamos em conta a época retratada, ficamos surpresos com tanta ousadia. Dolores é nitidamente à frente de seu tempo, mostrando-se imponderada e segura em um tempo de muito preconceito com as mulheres e quase zero feminismo, embora a atriz seja regular. Em dado momento, o longa chega a lembrar uma versão de novela das seis na terra dos hermanos, mas pra quem gosta de Jorge Amado, é uma pedida e tanto gastar tempo para ver agora a Dolores com seus dois maridos.
Nota:

[wpdevart_youtube]U_besycYPco[/wpdevart_youtube]

Dolores

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro