Resenha │ Harry Potter e o Enigma do Príncipe

16.07.2009 │ 15:29

Se a série Harry Potter caminhava rumo a maturidade, o novo longa, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é o passo definitivo para alcançá-la.
Seja pelo tema abordado ou a forma como optou por abordá-lo, o diretor David Yates, responsável também por Ordem da Fênix (longa anterior), fez escolhas acertadas entre o que cortar e manter na narrativa dessa história, que, nos livros, acabava por soar um tanto repetitiva ao longo da leitura.
Fãs fervorosos de um lado, cinéfilos de outro. A verdade é que Enigma é mais cinema do que qualquer outro filme adaptado anteriormente, exceto talvez por Prisioneiro de Azkaban.
Yates comanda o longa firmemente, focando na interpretação de seus atores, sem deixar de lado as cenas de ação ali presentes, e que, mesmo poucas, seguram o filme e elevam o nível dos efeitos especiais de tal maneira que resta se perguntar o que vem a seguir em Relíquias da Morte.
Por falar em técnica, ponto positivo para a escolha de Bruno Delbonnel (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e Across the Universe) como diretor de fotografia, ele e sua bela paleta de cores, juntamente com Stuart Craig, designer de produção, criam cenários e ambientações sombrios e mágicos, belíssimos.
Cortes, como sempre, foram feitos. Reclame quem quiser, aceite quem pensar um pouco. Literatura é literatura, cinema é cinema, literatura adaptada para o cinema é outros quinhentos. Enigma toma maiores liberdades em relação aos anteriores, mas mantém o espírito presente no livro, e isso o torna muito mais interessante do que qualquer outra adaptação da série.
Mas não pense que tais mudanças foram feitas para priorizar a ação e os efeitos especiais mirabolantes. Pelo contrário. O filme é muito mais um drama que acompanha a trajetória do passado de Voldemort, arqui-inimigo de Harry, do que batalhas e ação incessantes, o que deve ficar para o próximo longa.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe soa, desde o livro, como um capítulo preparatório para o desfecho que está por vir. Um primeiro capítulo de uma trilogia final, que se continuar nesse ritmo, fechará com chave de ouro uma franquia que marcou história no cinema mundial.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

  • Leia mais
    Um Namorado Para Minha Mulher
    01.09.2016
  • Leia mais
    Como Era Verde o Meu Vale
    15.06.2016
  • Leia mais
    A Morte Te Dá Parabéns
    13.10.2017
Quadro por Quadro