Lembranças de um Amor Eterno │ Resenhas: Quadro por Quadro

Resenha │ Lembranças de um Amor Eterno

20.09.2016 │ 11:17

"Lembranças de um Amor Eterno" é um filme sobre amor que não deixa você se apaixonar por seus personagens

Mesmo os fãs mais ardorosos de Jeremy Irons terão problemas com o novo filme do ator, junto com Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso). A história, que pode ser tratada como uma espécie de história moderna de fantasmas, possui uma mistura de amor vazio, supernovas e teorias de física quântica, mas não sabe pra que lado vai em nenhum momento.

Lembranças de um Amor Eterno acompanha a estudante universitária Amy (Olga Kurylenko). Ela leva uma vida de excessos. Trabalhando como dublê, onde faz acrobacias cheias de suspense e perigo, durante cenas de ação, mas também está fazendo um mestrado em física quântica. A jovem passa seu tempo livre trocando mensagens com seu namorado, o professor de astrofísica Edward (Irons), pelo computador. Após ele negar se encontrar com Amy, ela irá descobrir um triste segredo sobre seu amado.

A estranheza começa com o desaparecimento físico de Edward da vida de Amy. Ele não a encontra e não responde suas chamadas, mas não deixa de enchê-la de flores, presentes, mensagens de texto e gravações em DVD.

As locações que vão de Edimburgo para a Itália tornam o filme um espetáculo cênico pontuado por melodias incríveis criadas por Ennio Morricone. Mas pouco se pode fazer para disfarçar a fraqueza do roteiro baseado em uma ideia original guardada durante décadas por Tornatore.

O filme não desenvolve a relação inicial entre o professor e sua aluna. Eles se encontram fisicamente apenas no começo do filme, em um quarto de hotel, e sua paixão é estabelecida por um breve amasso sem graça. PONTO! Nada é feito no quesito do conflito que existiria com relação ao professor muito mais velho estar saindo com uma de suas alunas. O diretor se mostra totalmente desinteressado nas nuances morais da relação.

Tornatore acha totalmente normal uma mulher supostamente inteligente, culta e linda, gastar todo o seu tempo livre em um relacionamento à distância com um cara que fica longe a maior parte do tempo.

Lembranças de um Amor Eterno é um filme sobre amor, mas se mostra totalmente desinteressado por ele e as nuances que fariam de fato esses personagens se amarem.

Lembranças de um Amor Eterno

(La corrispondenza)
País: Itália
Direção: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore
Elenco: Jeremy Irons, Olga Kurylenko, Simon Johns
Ano: 2016
Duração: 2h02

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro