Luke Cage - 1ª Temporada │ Resenhas: Quadro por Quadro

Resenha │ Luke Cage – 1ª Temporada

01.10.2016 │ 16:01

Nós já vimos o barulho das noites com o demônio de Hell´s Kitchen, já entramos em paranoia atrás de um cara de terno roxo e agora chegou a hora de irmos até uma outra parte da cidade de Nova Yorque, o Harlem. Conhecido como um grande centro cultural e comercial afro-americano, o bairro sofreu muito numa época de injustiças de um mundo que hoje tenta se politizar, mas a batalha ainda vive.
luke-cage-marvel-netflix-mike-colter
Luke Cage (Mike Colter) o herói à prova de balas e o novo defensor da parceria da Marvel com a Netflix, chega para acrescentar ainda mais ao universo dos quadrinhos da Marvel que toma conta da TV e do cinema. A série da vez se passa logo após sua aparição em Jessica Jones e conta como ele tenta reerguer sua vida após perder o bar em Hell´s Kitchen e se envolver em várias coisas sinistras. Sua motivação ainda está atrelada ao amor por sua ex, Reva (Parisa Fitz-Henley) e também pela maneira como ela foi morta. Agora de volta ao Harlem, o herói relutante se esconde na solidão com a ajuda de um velho mentor e procura viver uma vida de paz sendo um homem comum.
lukecage_01
Num contexto diferente de sua origem nos quadrinhos, mas sem esquecer de homenageá-la com piadas sutis sobre a breguice e o uniforme original espalhafatoso do personagem, a história se baseia nos dias de hoje e em várias ocorrências que circulam os noticiários envolvendo a comunidade negra. Numa situação da trama em que Luke é procurado, ele é referido como o homem negro de capuz, estereótipos mais do que clichês para acusar um “irmão” utilizando o abuso de poder da polícia contra qualquer indivíduo que se assemelhe a esse tipo de descrição discriminatória. Utilizando também a musicalidade do Harlem, a série usa do jazz como interlúdio e ganchos em jogos de cena que valorizam a estética do programa e dão um tom diferente para contar a história de um herói negro. Mesmo com o Falcão (Anthony Mackie), Máquina de Combate (Don Cheadle) e Pantera Negra (Chadwick Boseman), o universo Marvel não tinha enaltecido essa importância de representatividade como fez com Luke Cage. O legado negro e sua celebração são um dos pontos que fazem a série ser o que é, acertando onde a série The Get Down não conseguiu.
Marvel's Luke Cage
Os conflitos abrem caminho para empreitadas políticas e jogos de poder em cima de uma cidade que deveria representar o que é certo. Ainda que a complexidade policial da história seja muito parecida com a da primeira temporada de Demolidor e também seu vilão Boca de Algodão (Mahershala Ali) se pareça com uma versão convencida e cheia de si comparada a Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), muitos segredos ainda ficam encobertos por cabeças maiores e o esquema em torno da corrupção acaba sendo mais simples do que parece, abrindo espaço para o desenvolvimento de outros vilões que trazem ainda mais os holofotes e a torcida do povo do Harlem por Luke, que acreditam em seus heróis e cultivam seu orgulho por atletas e personalidades que também são nativos de lá.
cottonmouth
Com várias referências ao universo que pertence, a série trás novamente a enfermeira Claire Temple (Rosario Dawson), que se tornou mais um problema do que uma solução para a construção dessa ideia como um todo. Ficam evidentes as tentativas de encaixá-la a todo custo nas séries sem naturalidade e forçando a personagem que começou bem lá em Demolidor, a ser uma chata em cena. Sua popularidade é ofuscada por Misty Knight (Simone Missick) outra nova heroína a entrar no pedaço e que promete ser, assim como Trish Walker (Rachael Taylor), uma bela aposta para as próximas temporadas e séries da Netflix junto com outros coadjuvantes conhecidos, como Frank Castle (Jon Bernthal) e Elektra (Elodie Yung).
luke-cage-trailer-breakdown-6-pic
Mais uma vez, a Marvel se afirma criando uma história inesperada que usa do material rico dos quadrinhos para trazer personagens que os fãs nunca esperavam ver nas telas. Já nos questionamos sobre o certo e o errado, revidamos contra abusos e agora buscamos justiça junto de Luke Cage. Resta esperar qual a lição vamos aprender com Danny Rand (Finn Jones) e seu Punho de Ferro.
Nota:

[wpdevart_youtube]oho5_oD3lMs[/wpdevart_youtube]

Luke Cage – 1ª Temporada

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro