Resenha │ Maresia

17.11.2016 │ 13:04

Pintura boa não depende só do artista, depende também do gosto e da referência de quem vê. Podemos dizer o mesmo sobre filmes: diretor, tema, estilo e elenco contribuem para o sucesso ou não de um determinado longa.
Maresia é um filme sobre arte que tem dois períodos de tempos distintos, o passado do pintor Vega e a atualidade do especialista Gaspar Dias. O roteiro é baseado no livro Barco a Seco, de Rubens Figueiredo.
maresia1
Obcecado pela obra e pela persona de Emilio Vega, um mítico pintor desaparecido há anos, o perito em arte Gaspar Dias (Júlio Andrade) recebe a visita de Inácio Cabrera (Pietro Mario), um senhor que diz ter conhecido o artista que ele idolatra. Apresentando um quadro para ser autenticado, o encontro começa a misturar passado e presente, falso e verdadeiro.
maresia2
Maresia fala sobre a vida de artistas natos, aqueles que pouco se ligam em técnicas e não estão preocupados com preço, estilo e outras coisas que o capitalismo impõe. Vega é um desses artistas. Livre do materialismo, vive em um barco, troca suas pinturas por vinho e comida e até agrada uma paixão com sua arte. Enquanto na atualidade, Gaspar é obcecado em localizar as obras desse pintor e autenticá-las, ele pesquisa a vida de Vega e tenta localizar um estilo que o defina e seja característico.
maresia3
Arte é subjetiva, o olhar de cada um sobre a mesma paisagem é diferente, o foco muda de acordo com a referência e gosto é muito pessoal. Isso define um pouco da obra e do filme.
Maresia é um filme com cores condizentes aos seus personagens, enquanto a vida do pintor é retratada com cores quentes que falam sobre o amor e a intensidade da vida dele, a vida de Gaspar, que é focada na pesquisa e em sua obsessão pelo correto, tem cores duras e secas.
mare
Meu viva vai para Júlio Andrade que representa os dois protagonistas do filme e está incrivelmente irreconhecível de um papel para o outro! Fui descobrir que era o mesmo ator somente quando li os créditos do filme. A diferença entre os dois personagens e a impossibilidade de reconhecê-los merece esse crédito especial ao ator que faz a diferenciação com perfeição.
Maresia é assim, um filme arte com promessa de um bom ator circulando pelo cenário nacional. Vale a pena ver agarrado na pacote de pipoca e com seu refrigerante. Corre pro cinema!!!
Nota:

[wpdevart_youtube]FNA61yXc3KM[/wpdevart_youtube]

Maresia

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro