Resenha │ Ressurreição

18.03.2016 │ 08:16

Ok ok… vamos relembrar nossas aulas na catequese. Sim Jesus morre, sim ele ressuscita!
Ops, esqueci do alerta de spoiler!!!! Contei o segredo do filme, rs.
01Ressurreicao
Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjulgar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.
Vou começar falando um pouco de fotografia e cenários, sim eles estão ótimos! Cenas lindas, um figurino bem legal. Tudo parece estar de acordo com o que conta a história. Terra seca, mármore, praias, roupas tudo de acordo.
A trilha sonora me incomodou… não sei se estava esperando coisa diferente (fiquei mal acostumada com tudo que já vi!), mas além de algumas musicas que não tem nada com o contexto, faltou algo mais adequado para os momentos de tensão.
02Ressurreicao
Por ter uma história conhecida o filme tem o tempo certo. Não fica longo e sentimos que ele passa rapidinho (o que é muito bom em tempos com filmes de mais de 2h).
Quanto à história, claro que não seria uma novidade se não apresentasse uma nova visão, um novo olhar… aqui temos a visão do vilão! O malvado, lindão, (confesso que a idade fez muito bem a Joseph Fiennes, de Shakespeare Apaixonado). Romano depois de cumprir ordens e presenciar a morte de Yeshua, fazer uma grande busca – que chega a ser quase um filme policial que envolveria até CSI – por seu corpo e descobrir a verdade sobre a ressurreição do Messias, começa uma busca pessoal pela fé.
Já vimos essa história, na dúvida dos apóstolos, do povo, na visão dos grandes lideres, mas nunca pelos olhos de um romano. Tá confesso, não fez uma grande diferença na minha vida!
Se você quer assistir um filme com a temática bíblica e não tá afim do linguajar difícil que alguns autores buscam na primeira tradução da bíblia, veja esse filme! Mas se você acha que o sotaque inglês dos atores pode atrapalhar, pule esse filme.
03Ressurreicao
Outro ponto positivo (além do maduro Fiennes) é a proximidade física do ator (Cliff Curtis) com Jesus (segundo estudos, que todos nós já vimos, as características das pessoas nascidas naquela região, naquela época batem com o ator). Assim não temos um Jesus de olhos verdes e lindo, como o cinema já insistiu em retratar diversas vezes.
Você é católico e quer aproveitar a proximidade da páscoa para assistir algo que condiz com a época? Pode ir ao cinema e aproveitar essa grande produção. Se esse não é o caso, espera até o ano que vem e assiste em casa, nessa mesma época! Vale a pena!
Nota:

Ressurreição

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro