Resenha │ Sicario: Terra de Ninguém

22.10.2015 │ 16:24

Emily Blunt ficou conhecida através do seu papel coadjuvante na comédia O Diabo Veste Prada. Em A Jovem Rainha Vitória, encantou o público com sua delicada interpretação da monarca inglesa. Agora, em Sicario: Terra de Ninguém, a atriz de 32 anos entrega sua melhor performance interpretando a ética agente do FBI Kate Macer, especialista em missões envolvendo reféns do narcotráfico.


Logo na cena de abertura, acompanhamos tensos uma missão com um final surpreendente, que demonstra o quão cruel é o submundo das drogas. Kate é então convidada a se voluntariar para uma missão especial, e a partir daqui o filme toma outra perspectiva: ela deixa de comandar a situação, e passa a caminhar às escuras numa missão conduzida por Matt Graver (Josh Brolin, de Evereste) e com a colaboração do misterioso Alejandro (Benicio Del Toro, de Traffic: Ninguém Sai Limpo). Os três rumam à fronteira norte-americana e a Juárez, capital das drogas no México, e lá vemos que a crueldade pode alcançar um patamar mais elevado: impor o medo é uma forte arma na soberania dos cartéis.


O diretor Denis Villeneuve, de O Homem Duplicado e atrelado ao novo projeto de Blade Runner, contextualiza a aridez da região e do combate ao tráfego de drogas com belas tomadas, articula ainda uma ótima trilha sonora, e extrai dos atores interpretações soberbas.

A tensão é mantida durante toda a projeção do filme, e algumas medidas foram tomadas para ampliar ainda mais essa sensação angustiante: a vida de Kate está nas mãos de Alejandro, um personagem sobre o qual pouco sabemos; originalmente, o background do personagem era explicitado logo no início, mas o ator e o diretor optaram por eliminar quase 90% das falas do personagem presentes no roteiro, recurso possível devido ao talento de Benicio, que comunica apenas com sua presença na tela.


Sicario: Terra de Ninguém é um duro golpe na boca do estômago, e nos mostra de forma cruel que muitas fronteiras são cruzadas quando se trata do narcotráfico, e a borda EUA/México é apenas uma delas.

Nota:

[wpdevart_youtube]KunA7ghWBrY[/wpdevart_youtube]

Sicario: Terra de Ninguém

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro