Resenha │ Waiting for B.

02.03.2017 │ 08:24

Wating for B. é um documentário brasileiro dirigido por Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel sobre jovens simples que, em 2013, acamparam por 2 meses em frente ao Morumbi para assistir ao show de Beyonce.
A motivação principal do filme é mostrar ao público quem são essas pessoas que passam semanas ou meses aguardando na fila à espera de algumas horas com seus ídolos. No caso de Waiting For B. o ídolo é Beyonce, atual ícone feminista e representante da cultura negra americana.

O documentário é observacional e simples em sua forma, mas possui conteúdo com um bom diálogo social. Temas como homofobia, autoaceitação, orgulho gay, feminismo, classe social e sentimento de pertencimento são abordados com naturalidade durante o documentário. Os diálogos surgem com facilidade e nos aproximam dos personagens, jovens simples que não podem pagar por bons lugares durante o show e por isso aguardam na fila.
O documentário é interessante por essa gama de diálogos, mas peca ao tratar superficialmente os personagens que poderiam ser melhor aproveitados. Por serem gays a maior parte dos integrantes da fila, o documentário acaba recebendo um teor LGBT mais intenso, participando inclusive de algumas competições temáticas, como festivais Queer em Lisboa e Vancouver.

Para quem curte Beyonce e espera um documentário com músicas e curiosidades sobre a artista, o filme pode não ser exatamente o que muitos desejam ver. Pelo contrário, Beyonce é apenas o ponto de partida para o documentário. O foco está nos personagens da fila, que mesmo durando efêmeros dois meses, criou uma comunidade com trocas intensas entre os participantes.
Nota:

[wpdevart_youtube]J-lDg8f0Qiw[/wpdevart_youtube]

Waiting for B.

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro