Wandavision - Quadro por Quadro

Resenha │ Wandavision

05.03.2021 │ 12:38

A fim de estabelecer sua Feiticeira Escarlate, Wandavision transita pelo humor e suspense para contar uma história sobre luto.

A Marvel trabalha desde 2008 com o improvável, desde Homem de Ferro até Guardiões da Galáxia o estúdio, que já conta com 23 filmes lançados, soube usar todas as desvantagens a seu favor e com tantas entregas certeiras e inovadoras, tanto para os fãs dos quadrinhos quanto para os fãs de cinema, ela acabou criando também uma cultura difícil de ser freada: a da expectativa. Claro, que com todo anúncio é inevitável especular e teorizar sobre o que pode acontecer e quais rumos aquela história pode tomar, mas com o estúdio da Cada das Ideias isso se tornou algo ainda maior. A internet ajudou muito nessa questão, pois é aqui que as teorias são criadas para contribuir nessa expectativa de manada, que se não controlada, pode frustrar muitos fãs.

Wandavision, escrita por Jac Schaeffer e dirigida por Matt Shakman, chegou para suprir um gap gigantesco causado pela pandemia do novo Coronavírus que impediu várias produções e adiou muitos lançamentos como Viúva Negra e Os Eternos. Essa estratégia não foi só boa para os fãs terem mais Marvel para consumir nesse período caótico, mas também para o serviço de streaming da Disney+, que conseguiu prender o espectador semana a semana com os episódios da série. Mas falando a grosso modo, esse lançamento semanal cortou um pouco a experiência. Essa espera não era tão necessária, até pelos poucos minutos de episódio que eram lançados. E o episódio 4, por ser puramente explicativo, contribuiu muito para essa quebra negativa de ritmo.

Os primeiros episódios começam diferente de tudo o que já vimos na Marvel até agora e isso é um alívio muito grande para descansar aquela estética copiada que todos os filmes carregam. Para os desavisados, a confusão foi grande e o visual de sitcom norte-americana parecia estranho para quem estava esperando algo mais heróico. Esse respiro, trouxe vantagens muito grandes para o elenco ter mais espaço e conseguir desenvolver seus personagens de uma forma que nunca foi possível enquanto a Saga do Infinito era o ponto central de tudo. Paul Bettany entrega um Visão atrapalhado e estende seu perfil filosófico, já Teyonah Parris chega se firmando como Monica Rambeau, a futura Spectrum, e demonstra um carisma encantador de uma verdadeira heroína. E claro, ela e mais ninguém, Kathryn Hahn é quem sacode tudo e entrega uma Agatha Harkness que vai muito além da antagonista principal da série. Mas é Elizabeth Olsen que mais se destaca em meio a trama. A atriz que foi deixada de lado nos filmes, passa pelas décadas das sitcoms adaptando sua atuação que vai da comédia ao suspense com muita naturalidade. Em especial uma cena com Visão, após a morte de Pietro, e também todo o flashback forçado por Agatha, fazem com que Wanda conquiste ainda mais seu espaço no emocional do público. Os pontos altos da série ainda incluem as brincadeiras narrativas com Evan Peters, que jamais seriam possíveis no cinema e a introdução de novos heróis que podem significar muito para o futuro da Marvel.

Mesmo com muitas soluções preguiçosas como a introdução da S.W.O.R.D., que só serve para trilhar caminhos irrelevantes e também o famoso “mata e revive” da Marvel, a série tem seus méritos e invoca um novo caminho para o MCU tendo Wanda Maximoff com os holofotes voltados para si mesma, sem ficar às sombras de outros vingadores. Quem se apegou muito as teorias criadas nas redes sociais sobre possíveis aparições de Mephisto, Magneto e Doutor Estranho, pode se frustrar com a conclusão da série, mas é de se concordar que Wandavision sempre se ateve a estabelecer sua Feiticeira Escarlate e nada mais além disso. E nesse objetivo fechado, a série acertou com maestria.

Wandavision

(Wandavision)
País: Estados Unidos
Direção: Matt Shakman
Roteiro: Jac Schaeffer
Elenco: Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Kathryn Hahn, Teyonah Parris, Evan Peters
Ano: 2021
Duração: 9 episódios

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro