Resenha │ What Happened, Miss Simone?

09.02.2016 │ 08:31

Eunice Kathleen Waymon tinha um sonho: ser a primeira pianista clássica negra a tocar no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Desde sua tenra infância, no Sul dos Estados Unidos, revelou um talento para a música. Iniciou seus estudos em piano ao três anos de idade, e aos doze, ao se apresentar em uma igreja, presenciou seus pais serem realocados para a última fila, para ceder espaço aos brancos. A menina se negou a se apresentar, até que seus pais voltassem à primeira fila. Essa experiência a definiu: uma musicista talentosa, de personalidade forte e batalhadora dos direitos civis.
Eunice também enfrentou o preconceito ao tentar estudar em um instituto de música e mais tarde, morando na Big Apple, passou a se apresentar em bares. Para não chamar a atenção da mãe conservadora, adotou o nome artístico Nina Simone – e assim surgiu a diva do soul.
01WhatHappenedMissSimone
What Happened, Miss Simone?, documentário biográfico dirigido por Liz Garbus (Com Amor, Marilyn), explora a vida desta grande artista, harmonizando depoimentos de músicos, familiares, entrevistas, fotos e extratos de seus diários, em um relato surpreendente e tocante. A história flui de forma linear, situando as circunstâncias vividas pela cantora na ocasião do lançamento de vários dos seus sucessos, e como seu repertório foi incorporando músicas-manifestos, que culminaram em seu ostracismo no exílio, onde finalmente se sentia leve e livre. Ressurgiu mais tarde, já bastante debilitada, reverenciada pelo público e, posteriormente, pelas novas gerações.
02WhatHappenedMissSimone
O documentário nos mostra o quanto a vida de Nina foi extremamente conturbada: sentiu o sabor do sucesso com hits como “I Loves You, Porgy” e “My Baby Just Cares for Me”, mas também o gosto amargo da rejeição com “Mississipi Goddam”, onde manifestava toda a sua angústia quanto a segregação racial americana; tinha a carreira gerenciada por um marido abusivo, que a agredia e a impelia a uma rotina de apresentações estafante; era incompreendida por conta de um transtorno bipolar diagnosticado tardiamente – Nina poderia ser cativante ou explosiva, assim como sua música.
Este filme, além de um belo, intenso e franco tributo a Nina Simone, serve de registro do cenário sócio-político conturbado que atravessava os EUA nas décadas de 60 e 70. Os ecos desta luta reverberam ainda hoje, assim como a música de Nina, que influencia músicos contemporâneos como Adele, Lana del Rey e Lauryn Hill.
03WhatHappenedMissSimone
Eunice nunca teve a oportunidade de realizar o seu sonho, mas cedeu espaço para Nina Simone mudar para sempre o cenário musical com sua voz grave, embargada de sentimentos, assim como a história americana, através da sua participação na luta pelos Direitos Civis.
Nota:

[wpdevart_youtube]SSOSCvnNpN8[/wpdevart_youtube]

What Happened, Miss Simone?

()
País:
Direção:
Roteiro:
Elenco:
Ano:
Duração:

Você também pode gostar…

Quadro por Quadro