O ano era 1975 e o mundo era presenteado com um filme que se tornaria um clássico absoluto, atemporal e sem igual, deixaria as pessoas com pavor de entrar no mar e o ser humano conheceria o superpredador dos mares, o filme era Tubarão. Ele encantou e aterrorizou não só a geração que viu seu lançamento, mas todos os amantes de um bom filme. Simples, direto ao ponto, com atuações excelentes e efeitos práticos até hoje não superados, de lá pra cá tentaram muitas vezes fazer o que Tubarão fez e falharam miseravelmente. Os filmes sobre tubarões acabam sendo ruins tanto pela história, como atuações e feitos com uma computação gráfica bem sem vergonha.
No ano de 1999, após 24 anos de muitos fracassos os amantes do cinema são presentados com o que se tornaria um dos melhores filmes sobre tubarões desde o clássico absoluto, Do Fundo do Mar, com uma história interessante e atual para o ano. Envolvendo tecnologia e pesquisa, o filme ousou e conseguiu criar algo novo e manter o pavor que o superpredador dos mares causou na gente, além de contar com um ótimo elenco. Finalmente estávamos diante de um filme realmente bom com as mais amadas e temidas criaturas do mar.
Novamente muitos anos se passaram e muitos filmes sobre tubarões vieram e mais uma vez o fracasso foi colossal. Era um desastre maior do que o outro, talvez um aqui e outro ali até fossem medianos, mas não causavam o frisson que Tubarão e Do Fundo do Mar causaram, no meio disso tudo veio Sharknado para nos divertir, mas isso é história para outra postagem.
O ano é 2024 e após 25 anos temos novamente um filme realmente bom sobre tubarões, Sob as Águas do Sena brilha onde muitos falharam, o filme conseguiu me deixar com um sorriso de orelha a orelha do começo ao fim.
A história é boa e simples, como deve ser. O desenvolvimento do filme é ótimo e os personagens são bons e é fácil gostar de uns e não gostar de outros, tudo como realmente deve ser.
Um grande diferencial do filme é que ele é europeu. É um filme francês e meus amigos os franceses não têm dó quando se trata de terror, eu havia me esquecido disso. Acostumei com o “felizes para sempre” dos EUA que não importa como no final tudo da certo e acabei sendo surpreendido durante esse filme, os franceses foram franceses com estilo, com maestria, fizeram o que sabem fazer de melhor e entregaram um dos melhores filmes do ano e sem dúvida nenhum um dos melhores filmes sobre tubarões de todos os tempos, em um TOP 5 sem dúvida os três primeiros seriam Tubarão, Do Fundo do Mar e Sob as Águas do Sena.
O filme foi ótimo do começo ao fim, e por falar no fim, gente, os momentos finais são alucinantes. Coisa mais linda. Fiquei com os olhos brilhando de tanta admiração e só me resta dizer duas coisas, a primeira é OBRIGADO por terem feito esse filme e a segunda é PARABÉNS por terem feito como fizeram.