Tô De Graça: O Filme

Onde assistir
"Tô de Graça: O Filme": Uma transição imperfeita da TV para o cinema

Como falar da experiência de assistir Tô de Graça: O Filme – longa baseado na série de comédia brasileira do mesmo nome. Que leva esse título por conta do nome do protagonista de ambos, Rodrigo Sant’Anna, fato sobre a série que ficou no ar durante seis temporadas e que, segundo avaliações do Google, agrada 87% do público pelo qual foi vista. Coincidência ou não, o filme estreia exatamente dois anos após o primeiro episódio da última temporada.

Assim como na série, a história retrata Graça, mãe de 14 filhos, que vive em uma comunidade no Rio de Janeiro. Porém, no filme, ela sai dessa comunidade para levar boa parte do elenco para uma viagem até Búzios (RJ), contando ainda com a formatura de um dos filhos de Graça, talvez a mais parecida fisicamente com ela por conta da caracterização das personagens. E, segundo o roteiro, que é assinado pelo próprio Rodrigo Sant’Anna, a única da família a se formar na escola.

Mesmo sendo um estilo de comédia de situação, com piadas e bordões em um grande estilo Zorra Total (1999-2015), esses personagens facilmente são estereótipos dos que sentaram semanalmente em um banco de praça de um outro famoso programa brasileiro, A Praça é Nossa (1987- atualmente, considerando a versão mais atual). Com a direção de César Rodrigues (Minha Mãe É uma Peça 2), a produção parece não fazer uma boa transposição para os cinemas, onde muitas cenas foram completamente pensadas, roteirizadas e dirigidas como se ainda estivesse em um estúdio de televisão, produzindo um episódio de no máximo 20 minutos. Várias histórias paralelas, na verdade um excesso de histórias paralelas, subaproveitadas, onde não se parece muito com o principal detalhamento da sinopse.

O que muda claramente em relação à produção que deu origem ao filme é que existe um orçamento para muitas externas, aproveitando o clima de praia e algumas locações em um resort de luxo, porém, como é de se esperar do tipo de humor, totalmente trabalhado no exagero sem muita justificativa.

Possivelmente fãs da série vão entender as piadas do filme e se divertir com elas, até por conta do apego aos personagens e situações. Mas é possível que sintam falta de uma lógica nas conexões. No mais, é uma comédia que termina do mesmo jeito que começa, sem nenhum sentido.

Você também pode gostar...