Um Tira da Pesada 4: Axel Foley aposta tudo na nostalgia e presta uma linda e divertida homenagem aos personagens clássicos e aos fãs da franquia.
Após 40 anos do lançamento do primeiro filme e 30 anos do até então fim da trilogia, o irreverente, divertido, atrapalhado e muito competente Axel Foley (Eddie Murphy) está de volta para mais uma vez ajudar a polícia de Beverly Hills a solucionar um crime, e claro que ele não está só. Toda sua antiga “turma” está reunida novamente, Detetive Billy, Sargento Taggart e até mesmo o lendário Serge, todos combatendo o crime mais uma vez.
O filme começa tocando o clássico tema do personagem e também mostra o quanto ele é popular e amado em Detroit, exatamente como foi feito nos filmes antigos. Outro tema clássico da franquia também é tocado ao longo do filme com duas versões diferentes, original e “triste”. Ficou ótimo! Além disso várias cenas e momentos clássicos foram recriados e enquanto assistia ao filme me senti novamente aquele moleque sentado no sofá da sala assistindo a Sessão da Tarde, ou seja, o filme cumpriu muito bem seu papel.
Não sei como os mais jovens vão reagir ao filme, se é que irão assistir. Mas quem gosta da trilogia original não vai ter como não gostar desse, é fan-service do começo ao fim, coisa mais linda de se ver.
Assim como nos outros filmes o objetivo nunca foi surpreender com uma revelação chocante perto do final mostrando quem é o vilão, tudo é sempre muito claro. A questão sempre foi como conseguir prender ou neutralizar um criminoso poderoso e influente e o filme fez isso mais uma vez com perfeição.
Obrigado pelo retorno Axel, foi ótimo revê-lo.