De acordo com Chekov, se uma arma estiver em uma história ela será usada até o final dela. Ter uma arma no título, então, faz com que as promessas de uso dela sejam ainda maiores. É o que faz Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro, sedutor thriller franco-belga do diretor Joann Sfar (Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres).
Quase inteiramente um exercício de estilo, o filme acompanha a jovem Dany (Freya Mavor). Ela trabalha como secretária do empresário Michel (Benjamin Biolay) e é secretamente atraída pelo chefe, mas ele está casado com uma antiga amiga sua, Anita (Stacy Martin). Cansada de ver Anita levando uma vida confortável enquanto ela tem uma rotina banal, Dany se vê um dia em posse do carro de luxo de Michel. Ao invés de devolver o veículo como prometido, ela começa a dirigir rumo ao sul da França, na intenção de ver o mar pela primeira vez. Mas esta decisão impensada trará consequências trágicas a Dany.
O que começa como uma viagem divertida e despretensiosa se torna algo inquietante quando pessoas que ela encontra pelo caminho afirmam se lembrar dela na noite anterior. Como isso seria possível? Normalmente assumiríamos que os estranhos que encontramos no caminho estavam tramando contra a protagonista, mas Sfar não nos dá qualquer razão para confiarmos em sua heroína, o que certamente se complica quando ela descobre um corpo no porta-malas do carro e um rifle escondido no banco traseiro.
Seria ela a assassina? E se não, o que diabos está acontecendo? Sfar cria a estranha impressão de estar preso no sonho de outra pessoa. Com truques alucinatórios, nos quais o filme parece retroceder sobre si mesmo, ou então avançar para um futuro possível, o diretor faz tudo parecer surreal o suficiente para que não percebamos a única explicação lógica.
Com seus sensuais tons de azul e bronze, a versão de Sfar se mostra um pouco vazia, apesar de deslumbrante. E embora se aproveite do apelo sexual de sua protagonista em todos os momentos para desviar a atenção do espectador, Uma Dama de Óculos Escuros com uma Arma no Carro nem dá tanta importância para a arma do título em si, mas faz da tal Dama de Óculos Escuros a arma que vai te distrair para que você não perceba para onde o longa está te levando.