Verissimo

Onde assistir
"Verissimo": Um retrato íntimo do grande observador da vida

Luis Fernando Verissimo mostra através das telas, no documentário Verissimo a respeito da sua biografia, que é um grande observador, talvez esse o motivo que fez dele um grande escritor, exímio cronista. O doc foi filmado nas vésperas do seu aniversário de 80 anos, em setembro de 2016, mostrando sua rotina através de uma perspectiva bem intimista.

A direção do filme ficou nas mãos de Angelo Defanti, que traz em sua obra uma oportunidade de um olhar curioso no cotidiano de Verissimo, e de uma maneira bem sucinta e leve vai envolvendo quem olha pra tela e a cada quadro se torna parte dessa vida, dessa rotina, como quem aos poucos é convidado a entrar na sala de casa após tocar a campainha, sendo visto como um familiar próximo ou um amigo muito querido.

Se no início a ideia é fazer quem assiste se tornar parte da obra documental, em determinado momento pra frente o envolvimento é tamanho que é daí que percebemos como é linda e admirável a figura de Verissimo, já não há estranhezas em suas poucas falas e no seu jeito de olhar e sorrir levemente, que o torna tão encantador.

Realmente é possível conhecer e entender Luis Fernando Verissimo, descobrir que na verdade quem tem muito a dizer é por justamente aproveitar tão bem a oportunidade de olhar e escutar de forma tão genuína quem o rodeia, tem tempo corretamente contado para analisar, pensar e arquitetar cada tipo de pessoa que passa perto de si.

Que tenha sido um significativo presente para os 80 anos do escritor, que possamos aproveitar também a sua análise também através das telas com o mesmo prazer que temos em apreciar as suas palavras.

Você também pode gostar...