Zona de Risco

Onde assistir
Habitantes dos cantos tropicais da terra... "vocês sabem onde estão? Vocês estão na selva, queridos, vocês vão morrer..."

Cercados pelo inimigo em um território remoto nas Filipinas, um piloto de drone das Forças Aéreas é a única esperança de uma força-tarefa presa em uma emboscada.

Um filme de ação e sobrevivência em terreno tropical, em que uma missão de um esquadrão de operações especiais da Força Delta vira um grande desastre ao cruzar o caminho de um grupo terrorista altamente armado e motivado.

Com a direção de William Eubank, – o mesmo de Ameaça Profunda (2020), atualmente disponível na Netflix – e roteiro de David Frigerio, – que também formou dupla com Eubank na ficção-científica O Sinal – Frequência do Medo (2014) – Land of Bad (no original) é uma obra simples e direta ao ponto, como muitos filmes do gênero de ação, de guerra e sobrevivência, no entanto, é bem executada, e com ótimas sequências. Elementos de dramaticidade são inseridos para causar um pouco de contraste ao nível de testosterona que esse tipo de obra carrega consigo, dualidade esta que se apresenta não somente com os diálogos, mas, também na atuação, assim como na fotografia.

E que fotografia temos em Zona de Risco, sabendo muito bem como inserir o cinematográfico, e quando inserir cenas mais “realistas” de combate.

O filme também traz elementos que dão uma característica mais “humanizada”, ao apresentar detalhes na trama, e sobre os personagens, em busca de um relacionamento maior com o público.

Alguns exemplos são:

  • O jovem Sargento que por conta de uma dor de barriga perde o seu voo original e acaba sendo atribuído a uma missão “local” que na verdade está bem acima de seu nível de experiência.
  • Um veterano capitão, que por conta de seu comportamento errático acabou não progredindo na carreira como se é esperado. E que além disso, tem transtorno obsessivo compulsivo (TOC) por arrumação.
  • Uma personagem com uma ligação forte com o veterano Reaper, que o vê como um pai.
  • Um soldado com forte ética, amor por sua família e seu país.

Além da coragem, garra e superação, características íntimas de filmes como Zona de Risco, algumas outras mensagens podem ser observadas, como:

  • Valores pessoais: Porque você faz o que faz? O que diferencia você do seu alvo?
  • Ética profissional: Não deixar ninguém para trás, e seguir a missão até o fim.
  • Tudo que você faz importa, independente de qual é a sua função e nível de preparo, um passo de cada vez pode te levar cada vez mais perto do seu objetivo.

Cada personagem principal conta essa história à sua maneira, demonstrando que a negligência pode levar a erros críticos e a fracassos irreparáveis. E aqui chego num ponto que venho observado em vários dos filmes do último ano, que é: Todas as suas atitudes geram consequências sólidas. O que faz você ser reconhecido é como você lida com os problemas que surgem.

Russell Crowe, Liam Hemsworth e Milo Ventimiglia são os personagens principais, que carregam toda a história e que são responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Milo Ventimiglia é o experiente Sargento Chefe das forças armadas John ‘Sugar’ Sweet, que lidera a operação, e faz por merecer o apoio e respeito de seus colegas, já que luta com unhas e dentes até o limite para proteger seus colegas, e garantir o sucesso da missão.

O veterano ator Russell Crowe é Eddie Grimm, conhecido também como Reaper, é um capitão cabeça quente e boca dura, e piloto de drone da força aérea americana. Na obra ele é responsável por “ser os olhos” da missão, e também orientar o jovem sargento Kinney pelo árduo caminho que precisa enfrentar.

Liam Hemsworth interpreta, JJ “Playboy” Kinney, um sargento que por uma ironia do destino acaba sendo convocado para uma missão de rank maior que o seu nível, tendo que crescer na marra em uma situação de vida ou morte.

Uma curiosidade desta obra é a participação do irmão mais velho de Liam, o Luke Hemsworth, que interpreta o Sargento Abel, que diferente da vida real, não possui nenhuma relação de parentesco com o personagem Kinney.

Se o que você gosta é passar intensos momentos de tensão, vivenciar uma busca brutal por sobrevivência, e claro, se deleitar com explosões de ótima qualidade, entre na Zona de Risco.

Faça como a Quadro por Quadro e assista a esse filme nos Cinemas!

Você também pode gostar...